quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Patu e Messias Targino

Juiz cria cadastro para motociclistas infratores

O juiz de Direito da Comarca de Patu, Valdir Flávio Lobo Maia, adotou nova sistemática para condutores de motocicletas que forem flagrados agindo em desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro.

Se o motociclista for pego pela fiscalização de trânsito sem usar o capacete, conduzindo crianças sem idade para serem passageiras ou cometendo qualquer outra infração administrativa de trânsito, terá o seu nome lançado num cadastro específico, criado no próprio Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Patu-RN.

Se for novamente flagrado cometendo uma infração de trânsito, aí sim o motociclista terá que pagar uma taxa, que até agora vem sendo revertida em favor da Companhia de Polícia Militar - CPM de Patu.

Esse novo proceder do magistrado da Comarca de Patu foi adotado em várias audiências relativas ao assunto, realizadas no último dia 21 de janeiro, no Fórum Municipal.

A Comarca compreende os Municípios de Patu e Messias Targino.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Fé e religiosidade

São Sebastião é festejado em vários lugares do RN

Originário de Narbonne e cidadão de Milão, Sebastião foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.

Santificado pelo Vaticano, São Sebastião é festejado em várias partes do Brasil e do mundo.



Ficheiro:Sandro Botticelli 054.jpg


No Rio Grande do Norte, São Sebastião tem festa em vários Municípios. De 10 a 20 de janeiro, são várias as comunidades potiguares que se reúnem para louvar a Deus pedindo a intercessão do santo.


Romaria de São Sebastião acontecerá no Santuário do Lima

Em Patu, o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, terá neste dia 20 de janeiro (segunda-feira) a Romaria de São Sebastião.

Romeiros de Paulista, no Estado da Paraíba, juntar-se-ão em romaria a outros romeiros, de outros lugares, e celebrarão no Santuário do Lima, em Patu, o Dia de São Sebastião, que é 20 de janeiro.

Às 7 horas da manhã, os romeiros celebrarão diante do Presépio do Menino Jesus, que ainda está montando numa das Igrejas do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

Às 9 horas será celebrada a Santa Missa e às 11 horas será servido um almoço de confraternização.

Direito e Cidadania

Programa Bolsa Família garante alunos nas escolas
Não se trata apenas de ajudar a manter a sobrevivência de filhos menores de famílias carentes, o que já seria bastante elogiável, pois o Brasil passou mais de quinhentos anos dividindo a sua riqueza entre poucos, destinando a milhões de brasileiros a miséria absoluta. Mas o Bolsa Família, o maior programa social posto em prática no Brasil, vai além disso.
Para saber exatamente os resultados do programa, o Governo Federal acompanhou individualmente a frequência escolar cerca de 16 milhões de estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família. E constanto que, no último bimestre de 2013, quase 96% desses alunos cumpriram o índice de frequência escolar exigido pelo programa.
Para receber o benefício do Programa Bolsa Família, as mães devem manter seus filhos matriculados em escolas da rede pública de ensino. Alunos de seis a quinze anos devem comparecer a pelo menos 85% das aulas, além de cumprirem outros requisitos.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Trabalho e reconhecimento

Auderi foi nomeado coordenador de convênios da SETHAS

Paraibano de Catolé do Rocha, o jornalista, técnico de contabilidade e assessor de licitações e contratos Auderi Fernandes de Souza está há mais de seis anos atuando em Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte.

Inicialmente como assessor de licitações e contratos, depois, também, como pregoeiro oficial e, mais recentemente, como técnico de elaboração e acompanhamento de projetos para convênios, Auderi tem tido destacada atuação por essas bandas do Oeste do Estado.

Messias Targino, Patu, Frutuoso Gomes e Antonio Martins já receberam o trabalho desse paraibano, que, antes de aportar no Oeste potiguar, já havia trabalhado como assessor de licitações e contratos em diversos Municípios do interior da Paraíba, inclusive Campina Grande.

Auderi Fernandes (foto: Blog do Pola Pinto)


Mais recentemente, Auderi estava ministrando cursos na área de licitações, contratos e convênios em capitais do Brasil, a serviço de uma empresa especializada nessa área. Em pelo menos um fim de semana por mês, Auderi ministrava um curso destinado aos que atuam no serviço público nas áreas de licitações, contratos e convênios.

Agora, precisamente no dia 15 de janeiro de 2014, Auderi Fernandes de Souza foi nomeado para o cargo de provimento em comissão de coordenador de convênios da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS.

Auderi é pessoa de confiança da atual secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Shirley Ferreira Targino, com quem trabalhou quando ela era a prefeita do Município de Messias Targino.

Messias Targino

Blog volta a ser atualizado

O blog OLHAR MESSIENSE, editado e mantido na grande rede mundial de computadores a partir de Messias Targino, voltou a ser atualizado.

A última atualização do blog OLHAR MESSIENSE, antes de um prolongado recesso, havia sido em 12 de agosto de 2013, quando foi postada a matéria "INSS abre concurso nesta segunda-feira".

Agora, mais recentemente, precisamente nestes dias 14 e 16 de janeiro de 2014, o OLHAR MESSIENSE voltou a ser atualizado. "Para evitar colapso, Caern adota rodízio em cidades da adutora Médio Oeste" e "Sinte confirma greve dos professores da rede estadual para o dia 22 deste mês" foram as postagens mais recentes do referido espaço virtual.

O OLHAR MESSIENSE é um blog de postagens diversificadas, com foco em Messias Targino mas sem perder de vista os principais acontecimentos do Rio Grande do Norte e de outros Estados.

Ao menos para o O MESSIENSE, a sua ausência temporária foi sentida, pois a blogosfera ainda é um lugar na web de muita informação e opinião. Contrária ou não, esta interessa aos que gostam de um ambiente dialético e democrático, como assim o é a blogosfera.

Para acessar o blog OLHAR MESSIENSE, clique no link ao lado, disponibilizado por este O MESSIENSE, ou digite www.olharmessiense.com.

Ninguém fala

Processo do mensalão do PSDB mineiro vai chegando ao final

Se não fosse a mídia alternativa, que costuma divulgar aquilo que propositadamente é escondido da opinião pública pelos veículos de comunicação social das Organizações Globo, pela Revista Veja e por outros veículos da imprensa conhecidamente conservadora, não se saberia que o processo que apura as denúncias de corrupção do PSDB de Minas Gerais, em tramitação no Supremo Tribunal Federal - STF, está chegando ao final.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou que a Procuradoria-Geral da República apresente as alegações finais na ação penal 536, processo conhecido como mensalão do PSDB mineiro.

Esta é a última fase antes de o processo ficar pronto para julgamento. Ela vem logo após a fase de instrução processual, de colheita de provas, fase esta já concluída.

A expectativa é que ação seja julgada pelo plenário da Corte Suprema ainda neste ano.

No processo do mensalão do PSDB mineiro são apurados supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição do hoje deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao Governo de Minas Gerais, em 1998. 

Após as alegações finais da Procuradoria Geral da República, o processo seguirá para as alegações finais da defesa.

Infelizmente, até agora, não se viu nenhuma cobertura midiática da imprensa convencional.

Como andam as investigações do "trensalão" tucano de São Paulo?

Da mesma forma que aconteceu no caso do "mensalão tucano mineiro", os grandes veículos de comunicação social também silenciam sobre as acusações de desvio de dinheiro e fraudes em licitações no sistema de trens e metrôs de São Paulo.

Segundo as acusações, as ilegalidades no sistema de trens e metrôs do Estado de São Paulo teriam acontecido desde o governo de Mário Covas, passando por José Serra e pelos dois mandatos de Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

O "trensalão" tucano é mais desses assuntos que veículos da imprensa como Rede Globo de Televisão e Revista Veja, dentre outros, gostam de esconder da sociedade brasileira.

A coisa é tão grave que, na semana em que estourou o escândalo do "trensalão" tucano, a TV Globo mudou o formato do programa semanal humorístico "Zorra Total", fazendo com que o "Metrô Brasil", que era o principal quadro do programa, desse lugar ao "Zorra City", que é o principal quadro do humorístico desde então.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Em obras

BR 226 recebe recapeamento, mas problemas antigos permanecem

Muito importante para o Estado do Rio Grande do Norte, a Rodovia BR 226 vem sendo recapeada no trecho que vai de Campo Grande a Janduís, sendo provável que o serviço de manutenção se estenda a outros trechos da aludida rodovia.

A BR 226 parte de Natal, atravessa o Seridó potiguar e chega ao Médio Oeste do Estado no Município de Triunfo Potiguar, partindo daí para Campo Grande e depois para o Alto Oeste norte-riograndense, passando antes por Janduís, Messias Targino, Patu e Almino Afonso.

Periodicamente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT tem feito serviços de conservação da BR 226, fazendo-o através de empresas terceirizadas.

Infelizmente, porém, o próprio DNIT se "esquece" de fazer o acostamento em alguns trechos da estrada, como se tem entre as cidades de Messias Targino e Patu, onde não há acostamento por quase todo o trecho.

O DNIT também deixou de lado um pequeno trecho localizado já no Município de Patu, próximo ao acesso à rodovia estadual que leva à Paraíba. O asfalto original do local foi parcialmente destruído com as fortes chuvas de 2008, e foi refeito de forma precária, fora dos padrões regulares. Sempre que a BR 226 recebe recapeamento, esse pequeno pedaço seu fica como está, ou seja, com uma fina camada de asfalto e sem qualquer sinalização.

Por outro lado, alguns proprietários de imóveis rurais localizados às margens da BR 226 têm externando sua enorme ganância ao levar a cerca dos imóveis para dois ou três metros do asfalto, aumentando assim o risco de acidentes na mencionada rodovia. Para este fato, todavia, o DNIT fez e faz vista grossa.

Um pedido

Àqueles que reproduzem nossos textos sem devido crédito

Carlos Santos

Um pedido:

Por favor, quem reproduzir textos postados por este Blog, mesmo que repaginados (“cozinhados”, como é o jargão para texto reescrito), dê o crédito. Dê a origem.

Não é feio.

Deveria ser o normal, o correto, o reto.

Nesta página, diariamente, postamos matérias originárias de outros blogs, sites, portais, jornais etc. e o fazemos dando destaque no alto, acima do que é textualizado.

É uma questão de justiça, de lisura, de ética, de respeito à propriedade intelectual.
Volto a repetir: não é feio. Ridículo é o que se faz.

Lamentável que isso continue ocorrendo em relação ao que postamos aqui.

Muitos não se dão ao trabalho de sequer promoverem algum tipo de mudança na edição do material, para disfarçar a apropriação indevida.

Não vetamos a reprodução de nada. Solicitamos, apenas e tão-somente, respeito à origem.

De nossa parte, continuaremos fazendo a coisa certa. Não nos causa qualquer constrangimento ou sentimento de inferioridade.

Obrigado.

Obrigado. Repito, dando o crédito.

Carlos Santos é jornalista, com passagem por vários veículos de comunicação social do Estado do RN, e blogueiro

Fonte: www.blogdocarlossantos.com.br.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Juca Kfouri

Por que Flávio Zveiter preside o STJD


http://imguol.com/blogdojuca/1/files/2014/01/20140113-141824.jpg

Presidente do STJD, Flávio Zveiter (foto: UOL)

Flávio Zveiter, 32 anos, não se limita a ser herdeiro de dois ex-presidentes do STJD, Sérgio, o tio, e Luiz, o pai.

Ele foi indicado por Marcelo Campos Pinto, número 1 da Globo Esporte, como representante dos clubes numa reunião dos que têm contrato com a TV.

Indicação aprovada por unanimidade.

Em tempo: a reunião aconteceu no dia 29 de junho de 2012, no sub-solo do prédio da CBF.

Fonte: Blog do Juca Kfouri, do portal UOL

A Rede Globo manipula a vida dos brasileiros, inclusive no esporte

O fato abordado no Blog do Juca Kfouri, ora reproduzido neste O MESSIENSE, mostra o quanto a Rede Globo de Televisão manda no futebol brasileiro, assim como acontece em outros esportes.

No futebol, é a TV Globo quem determina os dias e horários das partidas, para que a sua programação não seja afetada em razão das transmissões dos jogos.

No futebol, os veículos de comunicação das Organizações Globo têm os seus preferidos.

No voleibol, nesta temporada de 2014 a Globo reduziu os pontos das partidas, que pela Confederação Internacional de Voleibol devem ter vinte e cinco pontos por cada set (com redução disto se houver o quinto e último set), enquanto que apenas no Brasil cada set agora tem vinte e um pontos.

O motivo foi o mesmo: a medida foi imposta para que as transmissões das partidas não afetem a programação da Globo.

Enfim, os veículos de comunicação das Organizações Globo fazem no esporte brasileiro aquilo que já fazem há décadas na vida do povo brasileiro: manipulam, distorcem fatos, omitem fatos importantes, impõem nomes e medidas...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Oeste do RN

Falta de abastecimento de água no interior do RN é perigo real

Em Messias Targino, a falta de água proveniente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN já acontece com muita frequência, devido a constantes problemas no sistema da Adutora Arnóbio Abreu.

A referida Adutora, a propósito, transporta água da Barragem Armando Ribeiro, dos Municípios de Assu e Itajá, para os Municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu.

Em Patu, outro Município abastecido a partir da Barragem Armando Ribeiro, faz um bom tempo que falta água nos Bairros Costa e Silva, Santa Terezinha e Nova Patu.

Agora, porém, moradores de outras áreas também já sentem a falta do precioso líquido nas suas torneiras.

O problema maior, no entanto, pode estar por vir. É que, como tem noticiado a imprensa potiguar, é baixo o volume de água da Barragem Armando Ribeiro, consequência da falta de chuvas regulares e abundantes por mais de dois anos seguidos e, ainda, do fato de que o referido reservatório é responsável pelo abastecimento de água de vários outros Municípios do Rio Grande do Norte, como aqueles das regiões Vale do Assu e Sertão Central.

Se não chover bem no Rio Grande do Norte e na cabeceira do Rio Piranhas-Assu, que nasce na Paraíba e em cujo leito foi construída há décadas a Barragem Armando Ribeiro, a CAERN poderá suspender, num tempo não tão distante, o abastecimento de água para os Municípios que se utilizam de sistemas adutores provenientes do mencionado açude.

A Companhia potiguar não trata do assunto publicamente, mas os rumores existem, como existe o temor dos moradores das áreas já mencionadas.