domingo, 29 de setembro de 2013

Feriado

Em festa, Mossoró para nesta segunda-feira, 30

30 de setembro é dia de festa em Mossoró. Trata-se de feriado municipal, em alusão à abolição dos escravos negros, que Mossoró diz ter realizado antes mesmo de o Brasil o fazer, alguns anos anteriores à abolição ocorrida em todo o território nacional pela Princesa Isabel.

A data é marcada por desfile cívico bastante concorrido e por outros eventos festivos realizados no Município.

A abolição da escravatura em solo mossoroense é um dos pilares de sustentação histórica para a auto-denominação do Município de "Terra da Liberdade". A resistência ao bando de Lampião e o fato de o primeiro voto feminino da América Latina ter sido de uma mossoroense são os outros fatos históricos que, segundo os mossoroenses, justificam a auto-denominação de Terra da Liberdade.

Não à toa, prédios públicos, empresas de comunicação e bairros recebem nomes relacionados ao tema. O Palácio da Resistência é a sede do Poder Executivo municipal.

Na imprensa, as rádios Libertadores (AM) e Resistência (FM) guardam relação com a temática, além da antiga Rádio Abolição (FM 95), agora integrante do grupo TCM de comunicação.

Nos bairros, a "Terra da Liberdade" é ainda mais exaltada: Abolição (que dá nome a quatro bairros), Redenção I e Redenção II, Liberdade I e Liberdade II são exemplos dessa valorização do Município à temática da liberdade e da resistência.