segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Opinião

Natal é tempo de exercitar a humildade e o amor

Alcimar Antônio de Souza

O Papa Francisco, líder espiritual maior da Igreja Católica e Apostólica Romana, tem sido, certamente, a grande referência de postura para a imensa legião de seguidores de Jesus Cristo, católicos e não-católicos. Tem dado diversos exemplos práticos de como deve se portar um verdadeiro pastor à frente do seu rebanho.

Nesses dias, já no mês do nascimento de Jesus Cristo, Francisco deu mais um exemplo de comportamento cristão: festejou o seu aniversário de vida com crianças e moradores de rua de Roma, que, apesar de estar na Europa, tem também as suas mazelas de um capitalismo selvagem e desumano, que gera uma riqueza infinda para uns em detrimento de uma pobreza que cresce em todos os recantos do mundo, inclusive na sua porção economicamente mais rica.

Com o mais recente exemplo, que ratifica tantos outros, como aqueles vivenciados na Jornada Mundial da Juventude, acontecida neste ano no Rio de Janeiro, o Santo Padre deixou uma mensagem forte de que a humildade cabe em todas as pessoas e em todos os lugares.

A mensagem do Papa Francisco, transmitida nesse ato e noutros por ele protagonizados, merece reflexão mais acentuada em tempos de Natal, afinal, se estamos celebrando o nascimento de Jesus Cristo, estamos também celebrando, mesmo que o tom comercial da data não nos deixe perceber, a humildade, a simplicidade, a partilha, o amor e o respeito ao próximo, valores ensinados – mas ainda não aprendidos – por Jesus Cristo quando de sua passagem pela terra.

A mesa farta da ceia de uns, as roupas luxuosas de uma parte e as badaladas festas de outros não podem nos fazer esquecer, enquanto cristãos, que lá fora, no período natalino, há uma camada social que clama por justiça social, clamor este que se traduz em perspectiva de melhores dias, com mais igualdade, mais respeito, mais dignidade.

Ao dividir com moradores de rua a alegria por mais um aniversário de vida, o Papa Francisco quis nos dizer justamente isso: que existem cristãos, excluídos por um sistema que enrica uns poucos e empobrece outros, que precisam da nossa atenção, do nosso cuidado, do nosso respeito.

A humildade, que não se confunde com subserviência, é um dos mais nobres atributos que pode ter o ser humano. É porta de entrada para outros atributos e valores, como o amor, o respeito ao irmão, um gesto de partilha.

Sem essa visão, continuaremos a passar períodos e mais períodos natalinos preocupados com as comidas da ceia, a vestimenta da noite festiva, os presentes do amigo secreto e as fotos que agora vão parar na internet. Só isso, com certeza, não é celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Blogosfera quase em recesso

Blogues começam a anunciar "recesso"

Como acontece todos os anos nessa época, quando diversas instituições entram em recesso, muitos blogueiros também "gozam férias" e, por uns dias, deixam de atualizar seus espaços.

Um dos primeiros a anunciar a medida foi Erasmo Firmino, do bem acessado Blog do Tio Colorau (clique aqui).

Este O Messiense, todavia, não entrará em recesso "oficialmente". Procurará manter um certo ritmo de postagens.

Parcial? Vendida!

Grande imprensa direciona opinião pública quanto a escândalos políticos

A Rede Globo de Televisão, o Jornal O Globo, o Jornal Folha de São Paulo, a Revista Veja e outros veículos de comunicação da chamada grande imprensa, situada principalmente no Sudeste do País, vêm acompanhando o caso do chamado "esquema do mensalão" desde a denúncia feita pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB) até os dias atuais.

Mesmo depois de julgado o caso (ainda com recursos pendentes), a mídia conservadora, a serviço da direita, acompanha passo a passo a execução das penas de alguns políticos condenados pelo Supremo Tribunal Federal - STF, cujo presidente e relator da ação penal respectiva, ministro Joaquim Barbosa, tem aproveitado bastante os holofotes da mídia para se projetar além do necessário.

Diariamente, os principais veículos de comunicação do País, principalmente os das Organizações Globo mostram com detalhes a forma de execução de pena dos condenados no chamado "esquema do mensalão". A propósito, as Organizações Globo recentemente assumiram oficialmente o óbvio, ou seja, que estiveram ao lado dos militares durante o regime que (des)governou o Brasil de março de 1964 a metade dos anos oitenta do século passado - .

Mas, enquanto isso, a mesma atenção não é dada a outros fatos de mesma ou maior proporção. O ex-governador do Distrito Federal, José Arruda, do Democratas - DEM e alguns aliados seus foram, recentemente, condenados pela Justiça, por causa de um esquema de corrupção montado no Distrito Federal durante o governo de Arruda. Mas, diversamente, a condenação dos "mensaleiros do DEM" foi apenas rapidamente noticiada pela grande imprensa, sem o mesmo destaque do outro caso. Falaram fugazmente da condenação e pronto, deixaram para lá.

O chamado "mensalão do PSDB mineiro", que envolve também o empresário Marcos Valério e diversos caciques do PSDB, provavelmente irá prescrever sem haver condenados. O tão disposto ministro Joaquim Barbosa, que chegou ao ponto de pressionar o Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDF para mudar um dos juízes da execução penal do Distrito Federal no caso do chamado "mensalão do PT", faz de conta que o problema - mensalão do PSDB mineiro - não é com ele. É bastante ágil quando quer, e mais inerte ainda quando prefere.

Em São Paulo, as denúncias de corrupção no sistema de trens e metrô, já batizado de "trensalão", quase não têm espaço na mídia convencional e conservadora. As denúncias envolvem todos os governos do PSDB paulista, iniciando pelo governo de Mário Covas e passando pelas gestões de Geraldo Alckmin e José Serra. O assunto só não cai no esquecimento porque o Ministério Público de São Paulo continua firme nas investigações e porque a chamada mídia alternativa vez por outra o reacende.

No Rio Grande do Norte, o DEM (eterno aliado do PSDB) e o "puritano" senador José Agripino Maia (presidente nacional do DEM) são acusados de fazer "caixa 2" em campanha recente. Afora a Revista IstoÉ e alguns jornais locais, ninguém mais praticamente se interessou pelo assunto.

Não fossem portais virtuais como "Vi o mundo", "Blog do Paulo Henrique Amorim", "Carta Capital" e "Vermelho", além de outros que não se alinham ao perfil do chamado PIG - Partido da Imprensa Golpista, que vive sonhando com a volta do PSDB ao poder central, a parte menos informada da sociedade brasileira certamente acabaria concluindo que, no Brasil, o pecado político só veste vermelho.

Posse

Reitor dará posse à nova diretoria do Campus Avançado de Patu

Neste dia 27 de dezembro, sexta-feira, acontecerá em Patu a solenidade de posse da nova diretoria do Campus Avançado de Patu - CAP, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Na ocasião, o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, empossará os professores Jozenir Calixta de Medeiros e Aluísio Dutra de Oliveira nos cargos de diretor e vice (respectivamente) do CAP.

O evento terá início às 9 horas, e acontecerá no Auditório Antônio de Farias Capistrano, localizado no interior do Campus Avançado de Patu.

Campus tem cumprido o seu papel social

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, através do Campus Avançado de Patu - CAP tem cumprido o seu papel de ofertar gratuitamente, com qualidade, o ensino superior às populações de Patu e de dezenas de outros Municípios do interior do Rio Grande do Norte e também do vizinho Estado da Paraíba.

Atualmente são ofertados quatro graduações no CAP, a saber: Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Letras.

No entanto, é pensamento comum que a região tem uma demanda que comporta mais cursos.

Aumentar o número de cursos superiores ofertados no CAP/UERN tem sido, por sinal, uma reivindicação constante dos que dirigem a unidade e de setores de fora da Univeridade, e certamente será também uma bandeira de luta da nova diretoria que tomará posse no vindouro dia 27 de dezembro.

Patu e Messias Targino

Paróquia divulga a programação de celebrações natalinas

Para os fiéis cristãos-católicos, o Natal é a maior festa religiosa do ano. E não poderia ser diferente, afinal, trata-se da festa do nascimento de Jesus Cristo, que há exatos 2013 anos vinha ao mundo para trazer uma nova e belíssima mensagem.

E é nesse espírito de festa que a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, cuja área pastoral compreende os Municípios de Patu e Messias Targino, prepara-se para celebrar mais um Natal.

Nesta terça-feira, 24 de dezembro (véspera do dia de Natal), serão celebradas missas nos seguintes locais e horários:
18 horas - Capela de Nossa Senhora das Graças, em Messias Targino;
19 horas e 30 minutos - Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu;
21 horas - Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, no centro de Patu.

Na quarta-feira, 25 de dezembro (Natal), as celebrações serão as seguintes:
9 horas - Romaria de Natal, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Patu;
17 horas - Missa na Capela de São João Batista, no Conjunto João Pereira, Patu;
19 horas - Missa na Capela de Santa Terezinha, no Bairro Santa Terezinha, Patu.