sábado, 15 de abril de 2017

Onda de violência no RN

Patu e região debaterão sobre segurança em audiência pública

No próximo dia 20 de abril, às 9 horas, acontecerá em Patu uma audiência pública para debate sobre a crescente onda de violência que assola o interior do Rio Grande do Norte, com foco principal para os Municípios da região Oeste do Estado.

A segurança pública, portanto, será a temática dessa audiência pública, cuja iniciativa é do deputado estadual Carlos Augusto de Paiva Maia, do PSD (clique aqui).

O evento acontecerá no Auditório do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - CAP/UERN, e deverá contar com a presença de prefeitos, vereadores e outras autoridades de Patu e da região Oeste potiguar.

Especula-se que o deputado Kelps Lima (Solidariedade) também esteja presente, no entanto não há nada de oficial quanto à participação deste ou de outros deputados estaduais no evento.

Criação de Batalhão da PM será objeto de reivindicação

O Blog colheu informações de que alguns patuenses iriam aproveitar a audiência pública do dia 20 de abril, na cidade de Patu, para reivindicar a transformação da atual Companhia de Polícia Militar - CPM de Patu num Batalhão da Polícia Militar - BPM.

Essa medida faria com que houvesse um aumento no efetivo de policiais militares da região e traria melhorias diversas em matéria de segurança pública.

A Companhia de Polícia Militar de Patu no passado foi uma subunidade do Segundo Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte - 2º BPM/RN, com sede em Mossoró, e depois passou a ser uma subunidade do Sétimo Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte - 7º BPM/RN, com sede em Pau dos Ferros.

Um dos prováveis entraves para que isso aconteça, além da falta de vontade política de quem cuida da segurança pública no Estado, é que a Companhia de Polícia Militar - CPM de Alexandria está prestes a ser transformada numa Companhia Independente de Polícia Militar - CIPM, que tem praticamente um "status" de Batalhão e, assim como este, vincula-se diretamente ao Comando-Geral da Polícia Militar.

Com a saída da atual Companhia de Polícia Militar - CPM de Alexandria da área de circunscrição do 7º BPM/RN, dificilmente o Comando-Geral da PM/RN e as autoridades maiores da segurança pública iriam autorizar a criação de outro Batalhão da PM na região.

No entanto, se houver vontade política, o sonho de alguns patuenses, de ver a sua CPM transformada num Batalhão, poderá se tornar realidade.

Audiências públicas não apresentam resultados práticos positivos

O deputado estadual Carlos Augusto de Paiva Maia (PSD) pode até ter tido uma boa iniciativa em propor a realização de uma audiência pública em Patu para discutir sobre segurança pública.

Infelizmente, porém, a prática e as estatísticas têm demonstrado que as audiências públicas realizadas, principalmente em matéria de segurança pública, não têm resultados eficientes, pois não apresentam soluções para os problemas que são objeto de debate.

Em geral, as audiências públicas servem para protestos e discursos, muitos discursos, principalmente de políticos. Ao final, e depois delas, nada de concreto ocorre positivamente.

Seria mais produtivo que o deputado Carlos Augusto Maia, que é do mesmo partido do governador Robinson Faria, o "Governador da Segurança", segundo prometeu em campanha eleitoral, já viesse a Patu e à região Oeste do Estado com as soluções para o problema da falta de segurança, pois estas soluções são conhecidíssimas até mesmo de quem seja leigo no assunto.