quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Feriado

Natal e Patu fecham seus órgãos públicos nesta sexta-feira, 21

Nesta sexta-feira, 21 de novembro, a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, viverá o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, a sua padroeira.

Em Natal será feriado municipal, de modo que todos os órgãos públicos estarão sem funcionamento nesta sexta-feira, 21.

É provável que, como sempre acontece, o comércio e as demais instituições privadas também fechem as suas portas.

No Oeste do Estado, no Município de Patu, distante pouco mais de trezentos quilômetros da capital potiguar, o dia também será de festejos à Mãe de Jesus.

Trata-se do feriado dedicado a Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira do Santuário de mesmo nome, situado na Serra do Lima, na zona rural patuense.

Assim como em Natal, a festa religiosa em Patu teve início no dia 11 de novembro.

Assim como em Natal, em Patu também não haverá expediente nos órgãos públicos nesta sexta-feira.

O Município de Patu tem por padroeira Nossa Senhora das Dores, cuja Paróquia tem o mesmo nome.

No entanto, por sua importância para o contexto religioso do interior do Rio Grande do Norte, o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, fez com o Município oestano praticamente "adote" duas padroeiras, com feriados nos dias 15 de setembro e 21 de novembro de cada ano.

Fé, tradição e cultura

Festejos da padroeira de Messias Targino terão início nesta sexta, 21

Messias Targino já se prepara para mais uma edição da Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Município. Segundo o Blog da Prefeitura de Messias Targino, a cidade já respira o clima dos festejos (clique aqui).

No período de 21 a 30 de novembro, a comunidade cristã-católica de Messias Targino intensificará o louvor a Deus, rogando pela intercessão da Mãe de Jesus Cristo, que em solo messiense atende também pelo nome de Nossa Senhora das Graças.

Procissões, missas e novenas comporão a programação religiosa, que será desenvolvida nesses dez dias de festejos alusivos a Maria.

A Capela de Nossa Senhora das Graças será o principal local dos eventos religiosos. As procissões (de abertura e de encerramento) também passarão pelas ruas da cidade.

Mantendo a tradição das quermesses do interior do Estado e, aliando a religiosidade popular à cultura, uma extensa programação sócio-cultural também será desenvolvida paralelamente aos dias de festejos religiosos.

Nas proximidades da Praça Central João Jales Dantas, apresentações culturais e uma enorme confraria comunitária tomarão conta do lugar, que disporá de estrutura de palco e pontos de venda de comidas e bebidas.

Comerciantes e muitos ambulantes lucrarão bastante, aquecendo-se assim a frágil economia do lugar.

A Prefeitura Municipal, através da gestão do prefeito Arthur Targino (PMDB), e os comerciantes locais dão apoio para a realização de toda a parte cultural.

Em Messias Targino, terra de gente alegre, a Festa da Padroeira é sempre um momento de muita alegria e de muita confraternização. Messienses que moram na sua terra se juntam aos messienses que foram residir noutros lugares, e todos se irmanam nesse grande evento religioso, social e cultural.