quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Oração e fé

Comunidade celebrará missa de primeiro ano de morte da catequista Maria do Junco

Nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17 horas, será celebrada na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Messias Targino, uma missa de primeiro aniversário de morte Maria José de Souza, popularmente conhecida por Maria do Junco. A celebração será presidida por padre Américo Leite, administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

Maria do Junco morreu no dia 11 de novembro de 2015, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró. Na época, há mais de cinco anos ela enfrentava um câncer de mama, com metástase, e há mais de três anos enfrentava também o mal de Alzheimer.



Convite da missa (arte: João Paulo Medeiros)

Maria do Junco trabalhou por mais de cinquenta anos como voluntária em prol da Igreja Católica e da comunidade cristã-católica messiense. Foi catequista, agente de pastoral, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Juventude em Messias Targino e também atuou em vários outros movimentos socais e religiosos no Município.

Maria do Junco era filha de José Severino de Souza e Noêmia Maria de Almeida. Era neta de Manoel Fernandes Jales ("Soro" ou "Sorinho") e Maria Cândida de Almeida, duas das pessoas que doaram suas terras para que fosse tornado realidade o projeto idealizado por Messias Targino de criação do Povoado do Junco, que depois se tornou Município do Junco e, posteriormente, Município de Messias Targino, em homenagem a um dos seus fundadores.