quinta-feira, 14 de março de 2013

Patu

Município sediará a 4ª Romaria dos Vaqueiros

Criada por padre Domingos de Sá Filho, reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Santuário do Lima) e vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (de Patu), e por uma equipe de sertanejos apaixonados pela cultura do sertão nordestino, a Romaria dos Vaqueiros é um evento que se consolidou e se tornou tradição no Município de Patu, com participação de caravanas de vaqueiros de toda a região Oeste do Rio Grande do Norte e de outras regiões do Estado.

Agora, em 2013, a Romaria dos Vaqueiros terá a sua quarta edição. Os organizadores ultimam os preparativos finais e esperam que o evento repita (e até aumente) o sucesso das edições anteriores.



Imagem: Divulgação

O evento, precipuamente de fé e espiritualidade, também se tornou um evento de valorização e resgate dos costumes do sertanejo da região.

A cada ano, a Romaria dos Vaqueiros vem tendo a sua programação ampliada, como também se amplia o número de caravanas que a ela comparecem.

A propósito, para a 4ª Romaria dos Vaqueiros, já foram muitas as caravanas que confirmaram presença, segundo informação de Josemar Alves Vieira, um dos organizadores do evento, no Blog Patu News (clique aqui).

A 4ª Romaria dos Vaqueiros terá início neste dia 15 de março (sexta-feira), a partir das 8 horas da manhã, com a "Pega de Boi no Mato", a ser realizada na Fazenda Boa Vista, zona rural de Patu.

No dia 16 de março (sábado), a partir das 20 horas, haverá o "Forró da Chegadinha", na Praça de Eventos Oliveira Rocha, no centro de Patu.

No dia 17 de março (domingo), a Romaria atingirá o seu ponto máximo e também o mais importante, com as seguintes atividades:
- 6 horas: Concentração com café da manhã dos vaqueiros, no Posto Nossa Senhora dos Milagres, no Bairro da Estação;
- 7 horas: Saída de todas as comitivas de vaqueiros, do Posto Nossa Senhora dos Milagres, para o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, zona rural de Patu;
- 9 horas: Missa do Vaqueiro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Santuário do Lima), celebrada por padre Domingos de Sá Filho;
- 12 horas: Almoço no Restaurante da Pousada do Santuário do Lima.

Dentre as caravanas de outros Municípios que já confirmaram presença, está a de Messias Targino, que participou de todas as edições da Romaria dos Vaqueiros até aqui realizadas.