quarta-feira, 13 de maio de 2015

Patu

Prefeitura quer discutir o formato do "VII Arraiá Patu dançá"

Criado na primeira gestão da prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira, o "Arraiá Patu dançá" entrou definitivamente na agenda de eventos sociais e culturais de Patu.

Depois de seis edições bem sucedidas, a Prefeitura já pensa na realização da sétima edição do "Arraiá", que envolve escolas, comunidades, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e segmentos diversos da sociedade patuense.

No "Arraiá Patu dançá" acontecem cerca de trinta dias de festa junina, havendo em cada noite a apresentação de um "arraiá" em um local diferente, de modo a integrar os moradores dos diversos bairros nesse grande evento social e cultural.

Objetivando discutir a edição 2015 do evento, o secretário municipal de Cultura, Genival Júnior, e o coordenador de Cultura do Município, Hudson Holanda, aprazaram para o próximo dia 18 de maio, segunda-feira, a partir das 9 horas, uma reunião, que acontecerá na sede da Câmara Municipal.

O convite está sendo remetido para autoridades, diretores de escolas e responsáveis pelos muitos "arraiás" que participam do "Patu dançá".

Na reunião serão discutidos o período de realização do "Patu dançá", datas de apresentações dos muitos "arraiás", etc.

O "Patu dançá" é uma realização da Prefeitura em parceria com diversos segmentos sociais.

Efeito da estiagem?

CAERN corta o fornecimento de água para moradores de Messias Targino

Um fato lamentável ocorreu nesta terça-feira, 12 de maio, na cidade de Messias Targino. Sem prévio aviso, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN efetuou o corte de ligações de água de residências de várias ruas da cidade.

Dois detalhes chamam a atenção no episódio: primeiro, o corte no fornecimento de água não foi motivado por falta de pagamento dos consumidores; segundo, a medida não atingiu a todos, deixando alguns poucos ainda beneficiados, ao menos em tese, com o fornecimento de água.

Segundo levantamento feito pelo Blog junto a moradores da cidade messiense, o corte no fornecimento de água por parte da CAERN teria sido total nas Ruas Manoel Fernandes Jales, João dos Santos, José Carlos, Raimundo Nonato, Arlindo Targino e Padre Agostinho.

Esse corte, porém, teria sido apenas parcial na Avenida Genuíno Fernandes Jales e nas Ruas Miguel Arcanjo de Almeida (antiga Rua Edino Jales de Almeida), Valmir Targino, Luiz Teixeira, João Tomaz de Almeida, Paulino Jales, Jorge Teixeira, Antônio Jácome de Lira e Inácio Gabriel da Silva.

A informação que se tem é que o corte no fornecimento de água se deu em razão do baixo volume de águas armazenadas na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, situada nos Municípios de Assu e Itajá. O reservatório é o responsável pelo abastecimento de água de dezenas de Municípios do interior do Rio Grande do Norte, inclusive dos que são beneficiados pela Adutora Arnóbio Abreu, que são Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu.

Com as chuvas sempre abaixo da média nos últimos anos, o nível do reservatório está cada vez mais crítico, sendo esperado um colapso generalizado, já previamente anunciado pelas circunstâncias, salvo se houver mudança na quantidade de chuvas.

No caso de Messias Targino, o que causa estranheza é que o corte no abastecimento, além de não ter sido oficialmente comunicado pela CAERN, não atingiu a todos, de modo que parte das unidades residenciais da cidade ainda está apta a receber água fornecida pela Companhia. Para isso, ninguém sabe qual foi o critério adotado. Na página oficial da CAERN (www.caern.com.br), nenhuma informação consta sobre a situação de Messias Targino, havendo notícias de rodízio e suspensão do fornecimento do serviço em vários outros Municípios do Estado.

Moradores de algumas das ruas afetadas procuraram o Blog a fim de relatar a triste situação. Um deles, Wigno de Begno Olímpio de Freitas, residente na Rua João Tomaz de Almeida, disse que procurou a representação local da CAERN a fim de obter informações sobre o assunto, sendo passada apenas essa informação de que o corte se deu em razão do baixo volume de águas na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

O Blog fica à inteira disposição da CAERN e de moradores-consumidores que queiram prestar esclarecimentos sobre o assunto. Os esclarecimentos podem ser feitos diretamente na parte destinada a comentários do leitor, como também remetidos para os endereços eletrônicos do titular do Blog, indicados na aba "Contatos". A publicação dependerá unicamente da correta identificação e da inexistência de ofensas a quaisquer pessoas.

Agência Brasil

Ministros do STF elogiam desempenho de Fachin em sabatina
André Richter, da Agência Brasil
Três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram hoje (13) o desempenho do jurista Luiz Edson Fachin durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Para os ministros Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio e Celso de Mello, Fachin está qualificado para ocupar uma vaga no tribunal, na cadeira do ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou no ano passado.
Fachin foi aprovado ontem (13) pela CCJ por 20 votos a 7. Antes de tomar posse no STF, o nome do jurista precisa ser aprovado também pelo plenário da Casa. A votação está prevista para a próxima terça-feira (19).
Para o ministro Roberto Barroso, o Supremo ganhará um jurista de qualidade, por tratar-se de um homem decente e qualificado para o cargo. "Acho que ele se saiu muito bem [na sabatina], demonstrando que é uma pessoa qualificada intelectualmente e decente do ponto de vista moral. Acho que foi um bom dia para o Senado, que desempenhou seu papel de forma meritória. E acho que foi bom para o país, pela aprovação de um bom nome para o Supremo," disse.
O ministro Marco Aurélio disse que Fachin é um grande nome para o tribunal. Sobre uma possível desaprovação pelo plenário do Senado, o ministro afirmou que o jurista não pode ser utilizado como instrumento de retaliação contra o Poder Executivo. "A minha avaliação é que ele saiu maior do que entrou. É um pensador do Direito. É um acadêmico respeitado no Brasil e no exterior", concluiu.
Na avaliação do ministro Celso de Mello, decano do Supremo, o Senado agirá com sabedoria e observará  as exigências da Constituição para aprovação de Fachin. "Eu sei e tenho absoluta convicção de que o professor Luiz Edson Fachin será um grande juiz do Supremo Tribunal Federal. Ele tem alta qualificação profissional e representa, na área jurídica, o que pode haver de melhor", declarou.
Fonte: No Minuto (www.nominuto.com).