sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fé e tradição

São Pedro e São Paulo são festejados no Sítio Verruma, zona rural de Janduís

Apesar da globalização que chega a todos os recantos, difundida principalmente pelas moderníssimas tecnologias, o sertanejo do semiárido nordestino ainda mantém e cultiva as suas tradições.

Para os fiéis cristãos-católicos, nessas tradições se incluem as festas alusivas aos seus santos padroeiros, tidos pelos católicos como pessoas que tiveram uma vida santa, voltada os ensinamentos de Jesus Cristo.

E é o que acontece agora no Sítio Verruma, localizado na zona rural do Município de Janduís.

No Sítio Verruma, os santos festejados são Pedro e Paulo, o primeiro considerado pela Igreja Católica como o primeiro Papa, e o segundo apontado como um antigo perseguidor dos cristãos que se converteu ao cristianismo e passou a pregar o Evangelho em várias partes do mundo.

Iniciada no dia 21 de junho, a Festa de São Pedro e São Paulo do Sítio Verruma prosseguirá até este dia 29, domingo.

Todas as noites, celebrações religiosas acontecem na comunidade, que também realiza, após as novenas, uma pequena porém animada quermesse, com barracas de vendas de comidas regionais.

No dia 29 de junho, último dia da Festa, acontecerá um leilão beneficente, cuja renda, assim como a das vendas de comidas, será destinada à conclusão da obra de construção da Capela de São Pedro e São Paulo, obra esta já bastante adiantada, segundo informou ao blog Ivamar Ferreira, um dos colaboradores do evento.

De Messias Targino, Francisberg Rocha e Ismael Fernandes já estiveram na Festa de São Pedro e São Paulo do Sítio Verruma, onde foram pregadores em noites de novenas.