sábado, 25 de julho de 2015

Direito e Cidadania

Larápios continuam agindo através de falsas correspondências eletrônicas

É impressionante como há estelionatários que insistem em aplicar golpes surrados e já conhecidos na internet. Mas também é impressionante como ainda há pessoas que se deixam enganar por esses fraudadores.

Apesar de vez por outra o assunto voltar à pauta do jornalismo de televisões, rádios, jornais e portais de notícias, continua em prática, com muita intensidade, o uso de falsas correspondências eletrônicas (ou falsos emails, como queiram os amantes da americanização da língua portuguesa) supostamente enviadas por órgãos do Poder Judiciário, por órgãos do Ministério Público, por Departamentos Estaduais de Trânsito - DETRAN´s, pela Receita Federal, por bancos, e por aí segue.

São avisos falsos de citações, intimações, notificações e cobranças, que só darão resultado se o destinatário abrir os falsos emails e clicarem onde assim é pedido.

Esquecem os destinatários dos golpistas virtuais que os órgãos e instituições antes mencionados não agem através de correspondências eletrônicas.

Fé e religiosidade

Municípios potiguares festejam Sant´Ana

Está chegando ao fim, em vários Municípios do Rio Grande do Norte, a Festa de Sant´Ana, padroeira dessas localidades.

Na cidade de Caicó, principal Município da região do Seridó do Rio Grande do Norte, acontece o maior dos festejos dedicados a Sant´Ana. Currais Novos, também no Seridó, e Campo Grande, no Médio Oeste potiguar, são também Municípios onde Sant´Ana é padroeira.

Em todos, a parte religiosa da Festa conta com missas, novenas e procissões (de abertura e de encerramento).

Além dos ritos religiosos, essas comunidades também mantém as formas e as manifestações culturais locais e regionais, dentro de uma extensa programação sócio-religiosa dos festejos. Isso faz parte das tradições sertanejas.

Para cada um desses Municípios voltam cidadãos que, por razões diversas, deixaram suas terras de origem e foram ganhar a vida noutros lugares. Reencontram familiares, amigos e os lugares que, certamente, compõem o lado saudosista de cada um.

Saiba um pouco da história de Santa Ana

Ana, de nome originário Hanna, em hebraico, que significa Graça, era casada com Joaquim, e o casal não tinha filho, o que causava na época grande humilhação perante a sociedade de Israel.

A esterilidade de uma mulher casada naquele tempo fazia com que alguns a adjetivassem de amaldiçoada, ao passo que, no caso de Joaquim, os doutores da lei o impunham restrições no templo e na vida religiosa.

Relatos da Igreja Católica, baseados em escritos de Tiago, apóstolo de Jesus Cristo, dão conta que Ana, por graça de Deus, engravidou e deu a luz a Maria, que mais tarde viria a ser a Mãe de Jesus Cristo.

Logo, Ana é avó materna de Jesus Cristo, nascido na cidade de Belém.

A Igreja Católica santificou Ana e Joaquim, que receberam os títulos de Santa Ana e São Joaquim.

Com o tempo, o povo cuidou de abreviar o nome da avó de Jesus para Sant´Ana, e mais ainda para Santana.

Nossa Senhora de Santana, como é conhecida popularmente e também pela Igreja, tem muitos devotos e sua festa se realiza no mês de julho de cada ano.