sábado, 16 de fevereiro de 2013

Patu e Messias Targino


Bispo Diocesano fará visita pastoral a Patu e Messias Targino

O verdadeiro pastor precisa ficar mais perto do seu rebanho. Pregar o Evangelho pelo mundo foi determinação de Jesus Cristo, segundo a Bíblia. Com estes pensamentos, o Bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, Dom Mariano Manzana, prepara-se para realizar uma grande Visita Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que tem sede em Patu e também abrange o Município de Messias Targino.

De 24 de março a 03 de fevereiro, Dom Mariano chegará a Patu, onde iniciará uma extensa jornada de pregações, visitações, celebrações e outros compromissos.

Muito carismático. Dom Mariano Manzana, que por muitos anos foi pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Umarizal, goza de imenso prestígio junto a fiéis católicos desta parte da região Oeste do Estado.


Imagem: www.santuariodolima.com.br

A Visita Pastoral, como está sendo denominada a estadia do Bispo Mariano na Paróquia de Patu, acontecerá nos dois Municípios da Paróquia, Patu e Messias Targino.

Além de ficar mais perto dos fiéis cristãos-católicos mais comuns, Dom Mariano pretende também, nos dois Municípios, visitar autoridades, como prefeitos, vereadores, secretários municipais, comandantes de subunidades militares, dentre outras.

Tudo como antes


Horário de Verão chega ao fim

Terrmina à meia-noite deste sábado (16), ou zero hora deste domingo (17), o Horário Brasileiro de Verão. Por isso, no início da madrugada de sábado (16) para domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e de Tocantins, terão de atrasar em uma hora os seus relógios.

Segundo dados do Observatório Nacional, o Horário de Verão, que teve início em 21 de outubro de 2012, perdurou por 88 dias.

Por determinação do Decreto nº 7.826, as Unidades da Federação que adotaram o Horário de Verão foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.

Nesta sexta-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que no período de vigência do Horário de Verão houve redução de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo na demanda no horário de pico. No Horário de Verão anterior, a redução de demanda no horário de pico foi de 2.555 MW, representando 4,6%.

De 2011 para 2012, a mudança de horário gerou uma economia de R$ 160 milhões, já que reduziu a necessidade de uso das térmicas.

Saiba mais sobre o Horário Brasileiro de Verão

O Horário de Verão foi criado em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466. Desde 2008, o Horário de Verão se inicia no terceiro domingo de outubro de um ano e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A norma que disciplina o assunto prevê que, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.

O objetivo do Horário de Verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.

Nos Estados brasileiros onde o Horário de Verão não prevalece (como no Nordeste), isto acontece porque o tempo de luz solar durante os dias praticamente não sofrem alteração, não se justificando a medida.

Porém, nestes Estados, que não têm o Horário de Verão, ele continua regendo, em parte, a vida das pessoas, pois os horários de funcionamento de bancos, de programações de redes nacionais de televisão e do transporte aéreo, por exemplo, continuam acontecendo de acordo com o horário de Brasília, que é o de Verão.