sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Opinião

E eis que resta provado que a censura ainda existe

Crispiniano Neto*

Uma constatação da maior importância é a de que muitas leis e práticas dos tempos da ditadura militar ainda estão em pleno vigor no Brasil. Com especialidade a tortura em delegacias e até mesmo em empresas privadas e outras instituições onde os torturadores se auto investem de uma autoridade que não têm e agridem a vida e a lei na maior cara de pau, lembrando que a ditadura foi militar e civil e não apenas militar. 

Não me canso de lembrar que Joaquim dizia que acabar a escravidão seria difícil mas que muito mais difícil seria acabar a obra da escravidão. E aí está esta obra em forma de preconceito, racismo, discriminação, exclusão e apartação social.

Mas, estávamos falando de censura. A tal liberdade de expressão tão defendida pelos órgãos de imprensa e que não é praticada por eles próprios, pois cortam, manietam e constrangem seus próprios profissionais com uma linha editorial extremamente autoritária e parcial.

E eis que surgiram as redes sociais tirando dos donos de rádios, jornais e TVS o direito de dominar a opinião pública pela força da opinião publicada.

Atarantados, os políticos de oposição que tanto insinuam que o governo brasileiro é autoritário, mesmo que nunca se tenha tudo tanta liberdade de expressão como nestes doze anos de PT no governo da República. 

No momento estamos vivenciando dois episódios que mostram muito bem quem tem pendores ditatoriais. Aécio processa 66 blogueiros que usam da liberdade de expressão para mostrar seus podres.

Já Marina conseguiu com o TSE tirar do ar o site Muda Mais, do Partido dos Trabalhadores que, claro, como instrumento de comunicação do partido de Dilma faz a divulgação positiva de Dilma, do seu governo e da sua candidatura. O ministro Herman Benjamin, do TSE recuou depois que Rui Falcão, como presidente do PT declarou que o site pertence ao partido e os advogados do PT mostraram que é este mesmo o papel de um site de uma instituição partidária.

Os dois episódios, porém, serviram para expor a fratura das personalidades autoritárias de Aécio e Marina. Já dizia Karl Marx que “a prática é o critério da verdade”.

*Crispiniano Neto é agrônomo, jornalista, bacharel em Direito, poeta e escritor.

Fonte: Blog Prosa & Verso (www.crispinianoneto.blogspot.com.br).