quarta-feira, 13 de março de 2013

"Habemus Papam"


Conclave elege primeiro Papa oriundo da América Latina
O mundo acompanhou com atenção o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica e Apostólica Romana. Reunidos no tradicional conclave, cento e quinze cardeais elegeram aquele que será o sucessor de Bento XVI como Pontífice.
Nesta quarta-feira, 13 de março, às 16 horas e 14 minutos (horário de Brasília: 20 horas e 14 minutos no Vaticano), a Santa Sé anunciou o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa.
Com 76 anos de idade, o cardeal Jorge Mario nasceu na Argentina, e foi escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou nesta quarta-feira (13), às 19 horas e 07 minutos no horário de Roma (15 horas e 07 minutos no horário de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.
O nome do novo Santo Padre foi revelado após o famoso "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam", feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran.
Contrariando as expectativas de que o novo Papa daria sequência ao nome de João Paulo, pelo enorme carisma de João Paulo II (que precedeu Bento XVI), o cardeal Jorge Mario escolheu como nome papal o de Francisco I.
Em seu primeiro discurso, feito logo após o anúncio de seu nome, Francisco I agredeceu ao acolhimento da comunidade de Roma e também lembrou do Papa Emérito Bento XVI.
Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, tornou-se arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo II. Ele é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.
Na sucessão papal, Bergoglio venceu outros cardeais considerados favoritos, como o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer.
No mais recente conclave da Igreja Católica, prevaleceu a máxima de que quem entra Papa continua cardeal, ou seja, os favoritos, em regra, não são os escolhidos.
(A postagem tem informações do portal UOL)

Mudança de endereço

Advogado sai da blogosfera para o facebook

Criado há muitos anos, o Blog Evânio Araújo será desativado. O anúncio foi feito pelo próprio titular da página, advogado Evânio Araújo (clique aqui), que há muito tempo tem dividido o seu tempo entre a exitosa militância na advocacia e a comunicação via internet.

Muitas vezes polêmico em suas declarações, o advogado-blogueiro Evânio Araújo conseguiu fazer do seu Blog (www.evanioaraújo.zip.net) um instrumento de leitura diária para um grande número de webleitores.

No início, o Blog de Evânio Araújo contava com a valorosa contribuição do conceituado jornalista e também blogueiro Cézar Alves, que depois partiu para um projeto-solo na blogosfera, sem prejuízo das suas atribuições no Jornal de Fato (de Mossoró), do qual é repórter (e dos bons, que se diga).

Agora, o ilustre advogado comunicou que, por razões que explica na sua derradeira postagem no Blog, está migrando para o facebook, para a partir dali opinar sobre fatos diversos.

E, de fato, Evânio já vem usando a página para manifestações diversas, geralmente muito compartilhadas por outros internautas ou mesmo muito "curtidas", na linguagem do face.

Evânio Araújo, apesar de ter adotado a advocacia como profissão, sempre foi ligado ao ramo da comunicação social. Além do Blog que por muito tempo manteve na grande rede, Evânio também atuou em emissora de rádio de Mossoró, à frente de um programa de muita audiência.

Retorno

O caminho da volta ainda é o melhor

Por uns poucos dias, tive a necessidade de me ausentar, para cumprir compromissos no Planalto Central. Fui mais um potiguar "cabeça-chata" a transpor a caatinga em busca do verde permanente do cerrado, mesmo que momentaneamente.

Superei o medo do pássaro gigante de metal, criado à moda das aves moldadas pelas mãos de Deus, e me aventurei um pouco para além do meu querido "pé-de-serra".

Na Capital Federal e adjacências, a curta estadia serviu para cumprir os compromissos que me levaram até lá (logicamente), mas também me levou à reflexão sobre aspectos diversos da vida. Serviu-me mais para aprender a valorizar ainda mais o que por obra e graça de Deus por aqui foi conseguido.

Por não ter me prevenido com um equipamento simples para a captação de sinal de internet via microcomputador manual (que levei comigo para continuar "ganhando o pão das crianças") e pela dificuldade de acesso disponível ao único computador da casa que tinha sinal da internet (os que foram comigo são quase que viciados no acesso à grande rede), deixei sem atualização, por alguns dias, o Blog O MESSIENSE, que, se já tinha poucos leitores, certamente perdeu mais alguns.

Conhecer lugares diferentes foi muito bom. Conhecer pessoas até então desconhecidas, foi melhor ainda.

Mas, apesar do lindo verde do cerrado e da belíssima paisagem urbana de Brasília, de muitos pontos de visitação turística, a saudade dos que aqui ficaram e do torrão sertanejo se fez sentir logo nos primeiros dos poucos dias que ali estive.

Em verdade, nada se compara à certeza do retorno para casa, afinal, viajar é bom, mas voltar para casa é melhor.

Alcimar Antônio de Souza
Editor-responsável do Blog O MESSIENSE.