quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Mais saúde

Obra de esgotamento sanitário de Messias Targino vai sendo concluída

De execução prolongada, dada a sua complexidade, vai chegando ao seu final, sendo concluída, a obra de esgotamento sanitário, ou saneamento básico, de toda a cidade de Messias Targino.

Realizada em duas etapas principais, a obra de saneamento básico da área urbana do Município está prestes a ter concluídas as lagoas de captação e elevação, estando por completo o serviço de construção da rede que receberá os dejetos e os levará às referidas lagoas.

Ao mesmo tempo em que finaliza o serviço de construção das lagoas de captação e elevação, a Prefeitura, através de empresa terceirizada, responsável pela obra, começa a fazer a ligação das unidades residenciais e não-residenciais à rede de captação e transporte dos dejetos para o destino final.

Na quase totalidade dos casos, os proprietários e possuidores de imóveis da zona urbana têm aceitado que seja feita a ligação de sua unidade para a rede de esgotos. Até agora, apenas um caso de não-aceitação dessa ligação foi verificado. Para tanto, a Prefeitura irá exigir de quem assim se recusar a assinatura de um termo de compromisso, em que o proprietário ou possuidor do imóvel dirá expressamente que não aceita que seja feita a referida ligação.

A obra de esgotamento sanitário da cidade de Messias Targino, iniciada durante a gestão da então prefeita Shirley Ferreira Targino, que será concluída na administração do prefeito Arthur de Oliveira Targino, trará para a população messiense um enorme ganho em termos de saúde pública, pois diminuirá e ao longo do tempo poderá erradicar diversas doenças que se propagam justamente pela falta de um sistema de saneamento básico.

Cristãos-católicos

Comunidade messiense conta com novo sacerdote

Recém chegado ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu, e à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, sediada também no Município patuense, o padre Islan, da congregação Missionários da Sagrada Família - MSF, passou a atuar também na Capela de Nossa Senhora das Graças, no Município de Messias Targino, que integra a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

O administrador paroquial, o padre Américo Leite (MSF), designou o padre Islan para lhe auxiliar nas celebrações realizadas em Messias Targino. A missa da comunidade, celebrada todos os domingos às 17 horas, por exemplo, passou a ser de responsabilidade do novo padre, que efetivamente já vem atuando em solo messiense.

O padre Américo, porém, continua sendo o responsável primeiro, pode-se dizer, pela condução do rebanho cristão-católico na Paróquia de Nossa Senhora das Dores e, por conseguinte, na Capela de Nossa Senhora das Graças, de Messias Targino.

Assim como acolheu o padre Américo quando de sua chegada á Paróquia de Nossa Senhora das Dores e à Capela de Nossa Senhora das Graças, a comunidade cristã-católica messiense também recebeu com muita alegria o padre Islan, que tem demonstrado muito carisma durante o contato com a comunidade paroquiana.

Os religiosos Missionários da Sagrada Família - MSF, como um todo, têm feito um trabalho muito bom no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Santuário do Lima), na Paróquia de Patu e também na Paróquia de Almino Afonso, onde também atuam.