domingo, 31 de dezembro de 2017

Despedida

Familiares e amigos se despediram do artesão Juvenal Guilherme


Resultado de imagem para Juvenal Guilherme de França de Messias Targino-RN

Foto: internet

Neste sábado, 30 de dezembro de 2017, Messias Targino se despediu de um de seus mais ilustres moradores. Aos 98 anos de idade, morreu na sexta-feira, 29 de dezembro, o senhor Juvenal Guilherme de França.

Juvenal, que chegou a Messias Targino vindo da Paraíba, foi agricultor, ferreiro, pedreiro e mestre de obras. Trabalhou, inclusive, na construção de vários açudes no Município de Messias Targino.

Trabalhador rural aposentado, Juvenal trabalhava como artesão, assim o fazendo apesar da idade. Utilizava como matéria-prima, principalmente, o alumínio e o couro, criando a partir delas peças de artes e utensílios para o lar e para as pessoas. A partir do couro fazia cinturão, sandálias e outros itens. Seus produtos eram vendidos sob encomenda e chegavam a outros Estados.

Embora tivesse em Messias Targino muitos filhos e dezenas de netos, ele sempre preferiu morar sozinho. Vivia numa casa simples e cuidava até da própria alimentação.

Em maio de 2015, Juvenal Guilherme foi homenageado pela Câmara Municipal de Messias Targino, em sessão solene da Casa durante os festejos da Emancipação Política do Município, a partir de indicação do vereador Francimar Ferreira da Silva ("Bal"), aprovada por unanimidade dos vereadores messienses.

Os dois últimos dias, porém, foram de tristeza para familiares e amigos de Juvenal Guilherme de França, que teve o corpo velado em sua residência, de onde saiu pela última vez para uma celebração na Capela de Nossa Senhora das Graças e depois para sepultamento no Cemitério Público Municipal.

O sepultamento de Juvenal Guilherme foi marcado por forte emoção dos muitos filhos, netos e bisnetos, de uma referência familiar que já tinha até tataranetos.

Juvenal Guilherme de França foi exemplo de homem justo, trabalhador, temente a Deus, correto no seu agir. Carregou consigo a forte humanidade que anda faltando em muita gente em dias de hoje.