domingo, 7 de fevereiro de 2016

Depois de médico, prefeito

Médico messiense é o novo prefeito de Caiçara do Norte

Depois de vitória nas urnas e longas batalhas judiciais, finalmente o médico messiense Victor Vinícius de Almeida Ferreira conseguiu chegar ao cargo de prefeito do Município de Caiçara do Norte, localizado no litoral do Rio Grande do Norte.

Nas eleições municipais de outubro de 2012, Alcides Fernandes Barbosa (PP) e Victor Vinícius de Almeida Ferreira (PV) foram eleitos prefeito e vice-prefeito de Caiçara do Norte.

No entanto, acolhendo uma ação movida pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, o juiz eleitoral Ricardo Augusto de Medeiros Moura declarou a perda dos mandatos de Alcides e Vinícius (clique aqui).




Foto: Vínícius Almeida e Alcides Fernandes


Alcides e Vinícius recorreram dessa decisão, que porém foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte - TRE/RN, que convocou eleições suplementares para o Município de Caiçara do Norte (clique aqui) .

Alcides e Vinícius continuaram recorrendo, agora para o Superior Tribunal Eleitoral - TSE, onde saíram vencedores, inicialmente cancelando as eleições suplementares que haviam sido convocadas pelo TRE/RN (clique aqui) , e depois conseguindo reaver, por decisão do Pleno do TSE, os mandatos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Nesse ínterim, o prefeito Alcides Fernandes renunciou ao mandato de prefeito, abrindo vaga assim para o médico messiense Victor Vinícius, que chegou a assumir a Prefeitura de Caiçara do Norte por alguns dias, sendo depois afastado por decisão judicial, ante a desistência da renúncia de Alcides.

Victor Vinícius de Almeida Ferreira iniciou então nova batalha judicial, agora no âmbito da Justiça Comum Estadual, para validar a renúncia de Alcides Fernandes ao cargo de prefeito.

Através de recurso interposto junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN, Victor Vinícius conseguiu uma medida liminar que mandou que ele fosse empossado no cargo de prefeito de Caiçara do Norte (clique aqui).

No finalzinho de janeiro do corrente ano, o médico Victor Vinícius efetivamente tomou posse no cargo de prefeito de Caiçara do Norte. De imediato, Vinícius nomeou a sua equipe de auxiliares (clique aqui) e vem trabalhando a todo vapor no exercício do mandato.

O prefeito Vinícius tem origem em famílias de políticos

Messiense, Victor Vinícius de Almeida Ferreira é filho do servidor público e vereador Pedro Ferreira de Almeida e da professora Maria da Conceição de Almeida Ferreira.

Com muito esforço e sempre contando com a ajuda dos pais, Victor Vinícius concluiu o curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em Natal, passando a exercer de imediato o ofício da medicina.

Ocupar um cargo público eletivo certamente é novidade na vida de Vinícius, mas a política é velha conhecida dele, pois suas duas famílias - de pai e de mãe - sempre fizeram política partidária.

O pai de Vinícius, Pedro Ferreira, é vereador no Município de Messias Targino pelo segundo mandato, tendo sido presidente da Câmara Municipal messiense no biênios 2005/2006 e 2007/2008.

Antes de Pedro, Miguel Arcanjo de Almeida Filho, contador, também havia sido vereador e também presidente do Poder Legislativo messiense. Almeida, por sinal, chegou a concorrer ao cargo de prefeito de Messias Targino.

Primas de Pedro Ferreira de Almeida e, também, de Vinícius Victor, Maria do Socorro Ferreira Targino e Shirley Ferreira Targino (mãe e filha, respectivamente) foram prefeitas do Município de Messias Targino em três mandatos (um da primeira, dois da última).

O atual prefeito messiense, Arthur de Oliveira Targino, neto de Maria do Socorro Ferreira Targino, é também parente próximo de Victor Vinícius.

Da família da mãe, a relação com a política vem mais de longe: seu bisavô Manoel Fernandes Jales ("Sorinho") e seu avô João Tomaz de Almeida se aliaram ao agropecuarista Messias Targino da Cruz e, juntamente com outros messienses ilustres, doaram os terrenos onde foi inicialmente construído o Povoado do Junco, que depois se transformou no Município do Junco (depois denominado de Município de Messias Targino).

José Manoel de Almeida, ou Zezinho de Soro, tio-avô de Vinícius, foi vereador de vários mandatos em Messias Targino, onde também ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal.

Otoniel Tomaz de Almeida, tio materno de Vinícius, foi vice-prefeito do Município messiense, e outro tio materno de Vinícius, Otoni Tomaz de Almeida, foi vereador na terra que seus ascendentes ajudaram a transformar em Município.

José de Almeida Pinto, ou Zé de Pelópidas, primo de Vinícius, foi também vereador no Município de Messias Targino, e seu também primo José Manoel de Almeida Filho foi eleito vereador em outubro de 2012, sendo o atual presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.

A posse de Victor Vinícius de Almeida Ferreira no cargo de prefeito de Caiçara do Norte orgulha Messias Targino, especialmente suas duas famílias (paterna e materna).