quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mossoró

Inaugurado em dezembro, novo Fórum ainda não é utilizado

No último dia 17 de dezembro de 2012 foi inaugurado em Mossoró o novo e moderno prédio que abrigará o Fórum Municipal Silveira Martins, sede da Comarca de Mossoró.

Localizado na Alameda das Carnaubeiras, nº 355, Bairro Costa e Silva, numa área onde já existem os Fóruns da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal, o Fórum Silveira Martins tem área construída de 8.896,20 m², e custou aos cofres públicos o valor de R$ 14.761.428,23.

A obra, iniciada em agosto de 2010, é das mais modernas e funcionais, e já conta com espaço para abrigar outras Varas que, num futuro breve, venham a ser criadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Todavia, apesar de inaugurado em dezembro de 2012, o novo prédio do Fórum Silveira Martins continua sem receber as muitas Varas da Comarca de Mossoró.

As Varas da  Comarca mossoroense continuam funcionando no prédio antigo, na Avenida Rio Branco, no centro da cidade, e também em Anexos, que abrigam as Varas do Juizado Especial Cível e Criminal (ao lado da Igreja de São João Batista, no Bairro São João), a Vara da Fazenda Pública (na Avenida Alberto Maranhão, ao lado da Igreja de São Vicente, Centro), as Varas da Família (de frente à Praça do Correio, no Centro) e a Vara da Infância e Juventude (que já passou por vários prédios).

Segundo servidores da Comarca de Mossoró, ouvidos pelo Blog, uma das razões para a demora na mudança seria em função do grande volume de computadores e processos físicos, a serem levados para o novo Fórum.

Com o recesso da Justiça Estadual ocorrido no período de 20 de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013, pensava-se que o Tribunal de Justiça  aproveitaria o momento de ausência de expediente regular na Comarca para realizar a mudança.

Mas, segundo os mesmos servidores ouvidos, o juiz de Direito Diretor do Fórum Silveira Martins, Cornélio Alves de Azevedo, tem se empenhado bastante para que a mudança ocorra em breve.

Um fato curioso ocorreu recentemente em meio à espera: uma das Varas de Família da Comarca de Mossoró, ainda funcionando no Anexo do Centro da cidade, chegou a constar de alguns mandados de intimação que determinadas audiências realizadas no início de fevereiro de 2013 já aconteceriam na nova sede do Poder Judiciário mossoroense. Como hão houve a mudança a tempo, o jeito foi avisar às partes e a advogados que a audiência aconteceria mesmo na sede velha, ainda atual, da referida Vara. 

Religião e debate social

Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade 2013

Nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, os fiéis cristãos-católicos de todo o mundo celebraram a Quarta-Feira de Cinzas, em preparação inicial para o período da Quaresma, que terminará no Domingo de Ramos, que em 2013 será no dia 24 de março.

Nesse período, a Igreja se prepara para celebrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma compreende os quarenta dias que vão da Quarta-Feira de Cinzas ao início da Semana Santa.

E, como faz todo ano, há décadas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, órgão máximo da Igreja Católica no Brasil, lança logo no início da Quaresma a Campanha da Fraternidade, que tem sido importante ferramenta não apenas de estímulo ao exercício da fé cristã, mas também de debate de temas sociais importantes para o País.


Em 2013, a Igreja Católica no Brasil traz como tema da Campanha "Fraternidade e Juventude" e, como lema, "Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)".

Além de abordar questões sociais relevantes, relativas à juventude, a CF de 2013 também servirá como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que neste ano acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 23 a 28 de julho e cujo lema será "Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19)".

Neste dia 17 de fevereiro de 2013, primeiro domingo da Quaresma, praticamente todas as Paróquias, Dioceses e Arquidicioses do Brasil, de norte a sul, farão o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013.

Empreendedorismo

Cidade ganha mais uma opção de serviços na área de alimentação

O novo e bom momento social e econômico vivido em Messias Targino, fruto de várias ações do Poder Público e de investimentos da iniciativa privada, trouxe para o Município mais uma opção do ramo da gastronomia.

Com vasta experiência como pizzaolo em diversos grandes restaurantes de São Paulo, o empreendedor Édson Araújo, natural de Lucrécia-RN, e sua esposa, a messiense Mônica de Andrade Ferreira, inauguraram no dia 17 de janeiro de 2013 em Messias Targino a "Pizzaria Forno à Lenha", que, segundo a opinião de frequentadores assíduos, tem a melhor pizza da região.

No cardápio são oferecidas atualmente vinte e sete espécies de pizzas, para todos os gostos.

E, segundo Édson, a proposta é a de oferecer brevemente mais outros vinte tipos de pizza, além de incrementar ao cardápio o salgado árabe conhecido como "fogaça", dez tipos de lanches do tipo "pratos da casa", sucos e vitaminas.

Desde a inauguração, têm passado pela Pizzaria Forno à Lenha pessoas de cidades próximas a Messias Targino, como Patu e Janduís, por exemplo, e tem sido grande a procura por parte de pessoas de Messias Targino.

A nova opção gastronômica de Messias Targino e da região Oeste está localizada na Rua Jorge Teixeira, s/nº, Bairro Alto do Bonito, por trás do Ginásio de Esportes Onézimo Teixeira Ribeiro. O local é amplo, bem ventilado e com excelente ponto de estacionamento. O atendimento é rápido e os produtos oferecidos são de excelente qualidade. 

E, para quem estiver em Messias Targino e desejar saborear a sua pizza predileta em casa, basta telefonar para 84-9676-4938 ou 9689-7844, pois a Pizzaria Forno à Lenha tem o serviço de entrega em domicílio.