quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Patu

Comunidade cristã-católica segue realizando o Cerco de Jericó

Iniciado no último domingo, 22 de janeiro, seguirá até o próximo sábado, 28, o Cerco de Jericó, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu.

Durante esse período, fiéis cristãos-católicos de Patu e de Municípios vizinhos se reúnem para louvor e orações, com pregações diárias e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Diariamente, as orações e a adoração a Deus têm início às 14 horas, e seguem até as 22 horas.

A realização desses dias de adoração e louvor a Deus no evento denominado Cerco de Jericó já é tradição na Paróquia de Nossa Senhora das Dores e atrai um grande número de fiéis cristãos-católicos.

Mais do que nunca, buscar a Deus e Lhe pedir paz se tornou uma necessidade para os fiéis católicos, principalmente em razão da onda de violência que se espalha por todo o Estado.

O sertanejo agradece...

Municípios do interior do RN registram chuvas nessa quinta-feira, 26

Ainda sofrendo com os efeitos da estiagem prolongada que castiga o sertão semiárido nordestino há vários anos seguidos, esta quinta-feira, 26, foi de alegria para muitos sertanejos do interior do Rio Grande do Norte.

Em vários Municípios do Estado, de diferentes regiões, caiu água vinda dos céus. Mais intensa ou mais demorada nuns lugares, menos intensa e menos longa noutros, fato é que choveu em diversos Municípios do Oeste potiguar.

A cada chuva, o sertanejo nordestino renova a sua esperança e redobra a sua fé em Deus, pedindo dias melhores.

Da tragédia à piada

Rebelião em Alcaçuz passa de tragédia prisional para piada popular na web

Definitivamente o Brasil anda longe de se tornar um País sério. Por aqui, quase tudo termina em piada. É o que se vê agora diante da rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz que, segundo o Governo do Rio Grande do Norte, fez vinte e poucas vítimas fatais, informação pouco acreditada entre os populares, que acreditam num número maior de mortos.

Nas redes sociais, principalmente via watts app, a situação do maior estabelecimento prisional do Estado, situado no Município de Nísia Floresta, transformou-se numa grande piada, e o governador Robinson Faria, apontado publicamente como gestor sem pulso firme para resolver o problema, tem sido envolvido negativamente nesse "humor" trágico. Nesse sentido, suas entrevistas concedidas à imprensa não contribuem para que se tenha confiança no Governo diante do problema.

Para piorar, a Rede Globo de Televisão, através do programa semanal Fantástico, produziu farto material que demonstra o enorme caos em que se transformou Alcaçuz.

Pois bem, depois que o comitê gestor de segurança pública do Estado teve a infeliz ideia de colocar contêineres para separar facções que dominam a Penitenciária de Alcaçuz, aí então as piadas se multiplicaram.

Num dos memes que circulam pela internet, ora em fotografia, ora em áudio, alguém convida para uma festa de reinauguração de um dos pavilhões de Alcaçuz. Maliciosamente, quem produziu o material anuncia como atrações musicais o cantor Édson Gomes e uma renomada banda potiguar, que já teria anunciado publicamente que irá processar os responsáveis pela veiculação do nome da banda à suposta reinauguração de parte da unidade prisional.

E tem razão a produção da banda, pois nada justifica que seu nome seja associado a esse tipo de "festa" hipotética, como também não se justifica a associação ao suposto fato do nome do cantor Édson Gomes.

Enquanto isso, diante do que realmente interessa e que deveria ser levado a sério, o Governo do Rio Grande do Norte segue sem apresentar uma solução para o problema de Alcaçuz. Embora tenha se proposto em campanha eleitoral a ser o governador da segurança, Robinson segue perdido na questão. Não tem uma política acertada para debelar a crise.

De certo, mesmo, tem-se apenas a afirmativa do governante potiguar de que a médio e longo prazo irá desativar a Penitenciária de Alcaçuz, na medida em que o Estado for construindo outras unidades prisionais.

Num único ponto, até aqui, o governador tem razão: a Penitenciária de Alcaçuz jamais deveria ter sido construída sobre dunas, o que facilita a fuga.

Porém, não resolver o problema sob a alegação repetida de que ele é fruto de gestões passadas, isso é descabido. Se é verdade que a gestão de Robinson não foi a única a deixar nascer esse grave gargalo jurídico-social, por falta de políticas adequadas para a segurança pública e o sistema prisional, também é verdade que, nesse momento, em sendo ele o governador do Estado, a responsabilidade maior para cuidar do assunto é dele próprio.

Do Blog A Folha Patuense

Corregedora determina a juízes que se abstenham de delimitar horário para atender advogados

Em provimento publicado nesta terça-feira (24), a corregedora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, determinou aos juízes de primeiro grau que se abstenham de delimitar dia e hora para atendimento a advogados.

De acordo com o provimento, a partir de agora os advogados devem ser recebidos pelos magistrados a qualquer momento durante o expediente forense, independentemente da urgência do assunto e de estar em meio à elaboração de despachos, decisão e sentença, exceto nos horários destinados à Presidência de audiências pelo magistrado e às sessões dos Tribunais de Júri.

O Provimento nº 01 da Corregedoria-Geral de Justiça considera que o Conselho Nacional de Justiça possui entendimento pacificado no sentido de que a delimitação por parte de magistrado para atendimento a advogados viola o artigo 7º, inciso VIII, da Lei nº 8.906/1994.

Fonte: www.aluisiodutra.blogspot.com.br