quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nossa Senhora dos Impossíveis

Festa do Santuário do Lima vai chegando ao final

Iniciada no dia 8 de novembro, a Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (popularmente conhecido por Santuário do Lima), situado na zona rural de Patu, vai atingindo a sua reta final, com previsão de término para o dia 21 de novembro, dia dedicado à santa.

No dia 8 de novembro houve a abertura da Festa no próprio Santuário do Lima, com alvorada festiva, missa e hasteamento de bandeiras.

Com dinâmica diferente, a Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis é realizada também em várias comunidades cristãs-católicas além da patuense, pois a romaria ao Santuário do Lima durante o ano inteiro se dá por pessoas oriundas de diversas localidades do Estado do Rio Grande do Norte e também de outros Estados, de modo que, simbolicamente e na medida do possível, a organização da Festa busca engajar no evento outras comunidades católicas.

E foi por isso que nos dias 9 a 17 a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Impossíveis foi recebida nas comunidades de Olho D´água do Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Lucrécia, Messias Targino e Patu.

Em Patu, houve celebrações na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (no Centro), na Capela de Santa Terezinha (no Bairro de Santa Terezinha) e na Capela de São João Batista (no Conjunto João Pereira).

Nesta quarta-feira, 18 de novembro, a Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis retorna ao Santuário do Lima, com missas e novenas nos dias 18, 19 e 20 de novembro, sempre às 19 horas.

No dia 21 (sábado), dia de Nossa Senhora dos Impossíveis, haverá o encerramento de mais uma Festa dedicada à Santa dos Impossíveis, com a seguinte programação:
6 horas – Alvorada festiva;
7 horas – Procissão de Nossa Senhora dos Impossíveis, saindo da Igreja Matriz de Patu com direção ao Santuário do Lima;
9 horas – Missa Solene no Santuário do Lima;
10 horas e 30 minutos – Descerramento das Bandeiras, no Santuário do Lima;
11 horas – Batizados;
12 horas – Almoço no Refeitório do Santuário do Lima.

Estado ineficaz

Em dois Municípios do Oeste do RN, houve quatro assaltos em poucos dias

Uma das promessas de campanha do então candidato e atual governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, era justamente a de melhorar o serviço de segurança pública. Há de se reconhecer que algumas ações foram realizadas pela atual gestão estadual, no entanto elas ainda são tímidas para o enfrentamento eficaz da profunda crise que vive a segurança pública potiguar.

Entre o sábado (dia 14 de novembro) e esta terça-feira (17 de novembro) aconteceram quatro assaltos em dois Municípios do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, sendo três em Patu e um em Janduís, cidades relativamente próximas uma da outra.

Em Patu, no sábado (14) foram tomadas de assalto três motocicletas, em três assaltos diferentes, mas provavelmente realizados pela mesma dupla armada, que sempre chegava até às vítimas numa motocicleta, segundo relatos das vítimas à Polícia.

Os dois primeiros assaltos ocorreram nas imediações do Sítio Escondido, na zona rural do Município de Patu, no início da noite do dia 14, quando foram roubadas duas motocicletas.

Também no início da noite, por volta das 19 horas do mesmo dia 14, o mototaxista Demétrio Robson Pinto foi assaltado na zona rural de Patu, na Rodovia BR 226, nas proximidades da comunidade conhecida por "Ernestos", conforme foi noticiado neste espaço (clique aqui).

Nesta terça-feira (17 de novembro), pela manhã, um velho conhecido dos meliantes foi novamente assaltado. Situado numa das margens da Rodovia BR 226, em pleno perímetro urbano, o único posto de combustíveis de Janduís foi mais uma vez assaltado.

Segundo relatos de populares, os assaltantes utilizaram na ação uma motocicleta que, associando-se a outros relatos, seria similar a uma das motocicletas tomadas de assalto em Patu.