sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cultura popular

Umarizal será palco de grande cantoria ao som da viola



Imagem: Divulgação

A arte do repente ao som do viola, herdada, segundo historiadores, da cultura portuguesa, é uma das tradições mais antigas do sertão do Nordeste do Brasil.

Na voz de cantores famosos como Zé Ramalho e Elba Ramalho, vários trabalhos feitos para o universo do cancioneiro popular foram musicados e se tornaram sucessos nacionais. "Nordeste Independente", escrito por Ivanildo Vila Nova e Bráulio Tavares, imortalizado na voz de Elba, é um desses exemplos.

A dupla de violeiros Os Nonatos, buscando manter viva a arte popular nordestina, deram aos seus trabalhos uma conotação mais musical, com muita regionalização nos acordes, e com isso mantêm viva a essência desse importante viés da cultura popular nordestina.

Esquecida pela mídia e atropelada pelo "som do paredão" e pela apresentação de bandas e "artistas" que transformam os palcos em locais de danças pornográficas ao som de "letras musicais" sem qualquer conteúdo, a cantoria de viola continua mantendo um público fiel, bastante diminuto, mas muito fiel.

E é apostando na existência desse público fiel de apologistas que promotores de cantorias de viola continuam promovendo noitadas de repente ao som da viola.

É o que acontecerá na cidade de Umarizal neste dia 31 de outubro de 2015 (sábado), a partir das 20 horas, na sede da Escola Estadual 11 de Agosto, onde estarão se apresentando os poetas repentistas Raimundo Caetano e Hipólito Moura, considerados dois entre os melhores cantadores de viola do Brasil.

O evento é uma promoção de Disales Tour e Galego da Sernol, que esperam receber a presença de um público cativo que continua valorizando a arte secular do repente ao som da viola.