terça-feira, 28 de abril de 2020

Ação da UFRN no combate à Covid-19

UFRN oferece curso online para profissionais que atuam nas ILPI
Hellen Almeida, da Agência de Comunicação da UFRN
Dirigentes, profissionais e cuidadores das pessoas idosas de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) dispõem de novas possibilidades para aperfeiçoarem a condução de suas atividades durante a pandemia da Covid-19. A UFRN, por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e parceiros, desenvolveu o curso online Covid-19: Cuidado de idosos em instituições de longa permanência, que faz parte da trilha formativa sobre o novo coronavírus. O módulo está disponível para acesso neste link.
O curso está disponibilizado na plataforma do Avasus do Ministério da Saúde, possibilitando que pessoas interessadas no tema possam acessar o conteúdo de qualquer lugar do país e do mundo. Não há limites para inscrições no módulo, por se tratar de um aprendizado autoinstrucional, em que cada participante é que irá gerenciar seu próprio tempo e forma de estudo, sem a mediação de um tutor.
Com orientações simples destinadas às ILPI, o material traz recomendações sobre medidas protetivas e de controle que poderão ser adotadas durante a assistência aos residentes, principalmente com relação aos casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus.
Os conteúdos do módulo foram produzidos pelas professoras Vilani Medeiros de A. Nunes, Flávia Christiane de A. Machado e Thaiza Teixeira X. Nobre, que integram o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPGQualiSaúde), sediado no Departamento de Saúde Coletiva (DSC).  
De acordo com a professora Vilani Medeiros, o material tem como base a cartilha Covid-19 e o cuidado de idosos: recomendações para instituições de longa permanência, produzida e divulgada no início deste mês. “Com o grande número de acessos, surgiu a proposta do LAIS em transformar a cartilha em um curso e ampliar o acesso às informações disponibilizadas”, explica. A cartilha, que foi produzida em parceria com a Editora Universitária da UFRN (EDUFRN), está disponível no Repositório Institucional da UFRN.
Fonte: www.ufrn.br