sábado, 20 de dezembro de 2014

Direito e Cidadania

Poder Judiciário entra em recesso

Neste dia 20 de dezembro o Poder Judiciário de todo o Brasil entrou em recesso, que se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2015.

Até lá, somente funcionarão os plantões judiciais, para o atendimento a casos urgentes, que reclamem medidas emergenciais.

No âmbito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN e do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (jurisdição no Rio Grande do Norte), findo o recesso em 6 de janeiro de 2015, haverá um período de suspensão de prazos processuais e de não-realização de audiências, que irá do dia 7 ao dia 20 de janeiro de 2015.

Esse período de suspensão de prazos processuais e de não-realização de audiências atende a uma reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, a fim de que os advogados - profissionais liberais em sua grande maioria - possam gozar de um período de descanso.

De 7 a 20 de janeiro de 2015, porém, as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus estarão abertas para atendimento ao público, e os processos serão movimentados normalmente, observando-se apenas que nenhum prazo processual fluirá e nenhuma audiência acontecerá no referido período.

O Fuxico

César Filho vai processar a Globo

Por não estar recebendo os honorários referentes à reprise do Globo de Ouro, que vem sendo exibido no Canal Viva, César Filho, agora contratado da Record, representado pelo advogado Sylvio Guerra, entrou na justiça contra a Globo.

A emissora já foi notificada para apresentar o contrato que conste o quanto ele deve receber.

Em conversa com a reportagem de Fuxico, Sylvio Guerra deu detalhes.
"A atração  tem sido represada com a imagem do meu cliente desde  2012. Se não houver atenção da Globo em pagar o que deve a ele, a título de direitos conexos conforme nossa notificação , tomarei medidas judiciais cabíveis", disse o advogado do apresentador.

César Filho foi titular do Globo de Ouro de abril de 1987 a agosto de 1988, ao lado de Isabella Garcia, e de setembro de 1988 até 1989, com Claudia Abreu, quando ainda era contratado da Globo.

Fonte: www.ofuxico.com.br via www.terra.com.br

Em clima de harmonia

Zé de Zezinho foi eleito presidente da Câmara Municipal de Messias Targino




Nesta sexta-feira, 19 de dezembro, na última sessão legislativa do ano, a Câmara Municipal de Messias Targino elegeu a sua nova Mesa Diretora, para o biênio 2015/2016.

À exceção do atual presidente, vereador Juscelino Herculano Jales (PR), os demais edis compareceram à sessão deste dia 19.

Em perfeita calmaria e numa harmonia raramente vista, os oito vereadores presentes ao ato elegeram a chapa encabeçada por José Manoel de Almeida Filho, mais conhecido como Zé de Zezinho (DEM), que será o novo presidente da Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2015.

A chapa eleita é formada ainda por Ânderson Medeiros Martins (PMDB), vice-presidente; Francimar Ferreira ("Bal", do PR), primeiro secretário; e, Sebastião Maltez Batista Praxedes ("Rosean", do PMDB), segundo secretário.

Em seu primeiro discurso, o presidente Zé de Zezinho, disse que espera corresponder à confiança dos vereadores e que uma das suas metas  é  dar continuidade ao trabalho   de valorização  do Poder Legislativo. “O diálogo da nossa bancada foi fundamental para consolidar a chapa única. Vou honrar essa confiança de todos para  que possamos fazer o melhor pelo legislativo”, ressaltou o presidente eleito.

José Manoel de Almeida Filho comprometeu-se publicamente a apresentar proposição que vise alterar o Regimento Interno da Casa Legislativa Municipal, a fim de extinguir o instituto da reeleição.

O presidente eleito também  destacou, em seu discurso após o resultado do pleito,  a posição assumida pelo prefeito Arthur de Oliveira Targino (PMDB), que mesmo sendo parente próximo do atual presidente, Juscelino Herculano, que intencionava ser candidato à reeleição, apoiou a unidade do seu agrupamento  politico.

Estiveram  presentes  à sessão os vereadores Anderson Medeiros Martins, Francimar Ferreira, Maria José Ribeiro Alves (PSDB), Pedro Ferreira de Almeida (PPS), Pompeu Jales Diniz (PSB), Manoel Cardoso Neto ("Neto de Baé", do PT), Rosean e José Manoel de Almeida Filho. O atual presidente, o vereador Juscelino Jales, mesmo não estando  presente na sessão, telefonou para parabenizar  o novo presidente. 

O Plenário da Câmara Municipal recebeu vários secretários e assessores do Município e muita gente da comunidade, inclusive muitos familiares do vereador Zé de Zezinho.

O vice-prefeito Pôla Pinto (PT), ao parabenizar  os membros da Mesa Diretora eleitos, disse que a eleição do vereador José Manoel de Almeida Filho, por unanimidade é um fato histórico  no âmbito do Poder Legislativo, destacando que há muitos anos fato como esse não acontecia.  “Mais uma vez os vereadores deram uma demonstração de maturidade politica, buscando mais unidade para  fortalecer  cada vez mais o legislativo”, disse Pôla Pinto.

Quem é Zé de Zezinho

José Manoel de Almeida Filho  é agricultor  e está no seu primeiro  mandato  de vereador. Em 2012, Zé de Zezinho foi eleito na posição de vereador mais votado do Município,  com  292 votos (7,81%).

Ele é  filho  do ex- vereador  José Manoel de Almeida, popularmente conhecido como Zezinho  de Sôro (já falecido) e de Maria Pereira de Almeida.

Zé de Zezinho é irmão da assistente social Aíla Kaliana Pereira de Almeida (atualmente residente em Mossoró), casado com Késia e pai de alguns filhos.

O pai do novo presidente, José Manoel de Almeida, no ano de 1963 marcou a estreia na vida pública, elegendo-se vereador, feito que repetiu em várias eleições municipais.

Homem simples, o ex-vereador Zezinho de Sôro, que também foi presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, é considerado por todos como exemplo de honestidade para as novas gerações na política.

Prova disso é que, mesmo tendo sido vereador de vários mandatos e até presidente da Câmara Municipal, nunca se envolveu em qualquer escândalo nem teve seu nome associado a qualquer prática ilícita durante a vida política.

José Manoel de Almeia Filho é o neto mais novo de Manoel Fernandes Jales, popularmente conhecido por "Sorinho", que foi um dos grandes doadores de terras, juntamente com outros messienses ilustres, para que Messias Targino pudesse transformar em realidade o sonho do Povoado do Junco, que depois virou o Município do Junco e, após a morte do seu fundador, o Município de Messias Targino.




Zé de Zezinho ladeado por colegas vereadores


Zé de Zezinho ao lados dos vereadores "Bal" e Ânderson



Vice-prefeito messiense Pôla Pinto

*A postagem tem informações e fotos do Blog Olhar Messiense


Celebração

Jovens messienses recebem o sacramento da Crisma

Nesta sexta-feira, 19 de dezembro, às 19 horas, ocorreu em Messias Targino missa para a celebração da Crisma, um dos sacramentos sagrados da Igreja Católica.

Em missa concelebrada por Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, e pelo padre Américo Leite, administrador paroquial, dezenas de jovens receberam o sacramento da Crisma, depois de longo período de preparação, realizada por catequistas do Município.

A Igreja de Nossa Senhora das Graças, localizada no centro de Messias Targino, foi o palco da celebração. O templo ficou complementado tomado de fiéis cristãos-católicos.

Para receber o sacramento da Crisma, o jovem precisa já ter recebido os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia.