sábado, 21 de junho de 2014

Antonio Martins

Município consegue caixas d’água e tenta manter a continuidade da Operação Pipa na zona urbana

Definitivamente, Antonio Martins parece que reencontrou o caminho de uma administração preocupada com sua gente. Eleito em outubro de 2012 para um terceiro mandato de Prefeito, o médico José Júlio Fernandes, popularmente conhecido por Doutor Zé Júlio, reabriu o terminal turístico, que havia sido fechado na gestão municipal anterior, e reestruturou serviços importantes para o Município.

Agora, atendendo ao clamor da população, o prefeito de Antonio Martins, Zé Júlio, foi em busca de solução para amenizar o impacto da falta d’água no Município, cuja situação é bastante crítica.

Na última terça-feira, 18 de junho, o prefeito antoniomartinense, José Júlio, e o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Francisco de Assis de Sousa, reuniram-se em Natal com o presidente da CAERN - Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, engenheiro Yuri Tasso Pinto, para solicitar ações de abastecimento.

De forma emergencial, o prefeito Zé Júlio obteve da Companhia de Águas e Esgotos o compromisso de instalar doze caixas d’água de dez mil litros cada, para abastecer provisoriamente a população da zona urbana, que tem sido duramente castigada pelos efeitos da estiagem.

Os reservatórios de fibra de vidro serão distribuídos pelos bairros da cidade, ficando seus moradores encarregados de regular o consumo diário de água.

Em comento ao assunto, disse o prefeito José Júlio: “Esta é uma ação paliativa, já que não resolve em definitivo o problema de nossa gente, o que somente ocorreria com a conclusão adutora do Alto Oeste”.

Após o encontro na CAERN, o prefeito Zé Júlio, ainda na Capital do Estado, esteve no Exército Brasileiro para requerer a continuidade da Operação Pipa no Município. Esta operação antes realizada pela CAERN, mas foi suspensa em maio passado pelo Governo do Estado, que alegou não poder mais mantê-la.

No encontro com o Major Karl, coordenador do programa no Rio Grandeo do Norte, o prefeito José Júlio oficializou o pedido e encaminhou a documentação necessária à Coordenação Nacional de Defesa Civil, para que destine recursos para a manutenção do serviço na zona urbana de Antonio Martins. A operação, agora, será realizada no Município pelo Exército.

A previsão é que as ações entrem em execução dentro de um mês. Até lá, a população deve compreender a situação difícil de racionamento e contribuir para o uso racional da água.

Num grande esforço, a Prefeitura está custeando o abastecimento de água na cidade, disponibilizando o carro pipa para abastecer os bairros, uma vez por semana.

Embora tenha chovido no Município neste primeiro semestre do ano, o Açude Porcos, que responde pelo abastecimento d’água na cidade, não tomou um volume de água suficiente para garantir o fornecimento deste produto aos antoniomartinenses.

Ao fim dessa maratona de audiências, o prefeito Zé Júlio teve encontro com a assessoria do deputado federal Fábio Faria (PSD), a quem encaminhou documentação para que o parlamentar possa intervir junto à Defesa Civil da União no intuito de agilizar a liberação de recursos para implementar a Operação Pipa em Antonio Martins.

Texto com informações da Assessoria da Prefeitura de Antonio Martins.