quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Em período eleitoral

A velha imprensa segue mentindo e omitindo

É preciso que o leitor de jornal impresso ou virtual, o ouvinte de rádio e o telespectador de televisão, assim como o usuário de mídias em geral, tenham muito cuidado com as informações que agora chegam. Muitas são, em verdade, desinformações, além de existir muita omissão.

Se, em época de eleição, o escândalo do mensalão não sai das machetes de jornais e dos telejornais, outros escândalos são absoluta e propositadamente esquecidos, como o Mensalão do DEM (Distrito Federal), o Mensalão do PSDB mineiro (de julgamento abandonado) e o Tremsalão mineiro, do governo do PSDB de São Paulo, que só foi descoberto graças à polícia da Suíça, em razão da remessa de dinheiro para lá.

A imprensa que nas entrelinhas apoia o candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, não mais fala no escândalo do aeroporto construído por Aécio (como governador de Minas Gerais) num terreno da família de Aécio, nem comenta sobre o processo em que Aécio Neves é réu, poe ser acusado do desvio de recursos públicos.

Essa mesma imprensa se fez silente quanto à compra e ao uso do avião que transportava Eduardo Campos e Marina Silva, ambos do PSB, nesta campanha eleitoral, e também evita falar sobre a denúncia de que Campos teria sido morto pela CIA, uma agência de inteligência dos Estados Unidos da América.

Essa mesma imprensa alardeia que o candidato Aécio Neves é a favor do fim da reeleição, mas não informa que, segundo o plano de governo do candidato tucano, essa proposta só seria implementada em 2.022, se até lá o PSDB não tivesse mudado de ideia. A reeleição, a propósito, foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, mediante muitos "agrados" a dezenas de deputados e senadores, que aprovaram a emenda constitucional da reeleição. Mas isso a velha imprensa não informa.

Só agora a imprensa fala, rapidamente, que a SABESP, a companhia de abastecimento e saneamento de São Paulo, já sabia que a água dos seus reservatórios, que abastecem o Estado de São Paulo, não seria suficiente para continuar abastecendo a população paulista da forma que vinha sendo utilizada pelo governo de São Paulo, do PSDB. Foi preciso o Ministério Público entrar com uma ação, para que a Sabesp mudasse o seu comportamento altamente prejudicial ao povo de São Paulo.

Então, cuidado com a informação recebida em tempos de eleições. Aliás, encampando o preconceito social próprio do PSDB, o seu líder maior, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou recentemente que o eleitorado de Lula e Dilma Roussef é formado por pessoas desinformadas. Eis mais uma razão para se redobrar os cuidados com o que se lê, se ouve e se assiste.