segunda-feira, 30 de março de 2015

Religiosidade e tradição

Cristãos católicos celebram a Semana Santa

Para os fiéis cristãos-católicos de todo o mundo, o último domingo, 29 de março, foi o dia de abertura da Semana Santa, período dedicado pela Igreja Católica à celebração e à reflexão em torno da morte e da paixão de Jesus Cristo.

No domingo, os cristãos católicos relembraram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém na semana da Páscoa, quando o Filho de Deus foi recebido com ramos de oliveira. Em alusão ao ato, os católicos realizaram a tradicional Procissão dos Ramos, seguida da celebração da Santa Missa.

Ao longo de toda a semana, até o Domingo da Páscoa (5 de abril), muitas serão as celebrações que referenciam os últimos dias de Jesus Cristo na terra, até a sua ressurreição.

Na Quarta-feira Santa, por exemplo, acontecerá a tradicional Procissão do Encontro, que retrata o encontro de Jesus Cristo com sua mãe Maria.

Na Quinta-feira Santa acontecerá a celebração do Lava-pés, que relembra o ato de Jesus Cristo, em gesto de grandiosa humildade, de lavar os pés dos seus discípulos.

Nesse dia também é comum que jovens de várias paróquias façam a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, seguindo-se à risca o roteiro registrado na Bíblia Sagrada.

A Sexta-feira Santa é o dia dedicado à reflexão em torno da morte de Jesus Cristo, levado a julgamento por Pilatos por pura inveja dos sumos sacerdotes, que temiam perder o poder religioso que exerciam sobre os judeus da época. Condenado, Jesus foi morto e crucificado no monte Gólgota, expressão hebraica que significa Calvário.

No sábado, os cristãos-católicos celebrarão a ressurreição de Jesus Cristo.

No domingo, os fiéis celebrarão a Páscoa, assim como faziam os judeus há mais de dois mil anos.

Um dos costumes católicos é o jejum de alimentos praticado por muitos fiéis, realizado como forma de compartilhamento da dor sofrida por Jesus em seus últimos momentos de vida terrena na forma de homem.

Na celebração do Domingo de Ramos na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu, no último domingo, o pároco padre Américo Leite chamou a atenção dos cristãos-católicos para a importância da Semana Santa, exaltando que "Semana Santa não é feriado, é tempo de reflexão".

Nesse período, é comum que muitas pessoas que moram distante de seus Municípios de origem a ele retornem, para rever familiares e amigos e celebrarem, juntos, esse período tão importante para a Igreja Católica.