domingo, 20 de dezembro de 2020

Messienses pelo mundo

Messiense foi eleito prefeito em Bonópolis, no Estado de Goiás

Deocleciano Araújo de Lira, ou simplesmente Dioclécio, foi eleito para o cargo de prefeito do Município de Bonópolis, no Estado de Goiás, fato ocorrido nas eleições municipais realizadas em 15 de novembro de 2020.

Nascido em Messias Targino (RN) em 25 de dezembro de 1971, filho de Deolindo Teixeira de Lira e Lucinete Araújo de Lira, Dioclécio de Deolindo, como sempre foi chamado no solo messiense, venceu a disputa para o cargo de prefeito de Bonópolis (GO) obtendo 59,97% dos votos válidos, o que corresponde a 1.732 votos.

Dioclécio foi eleito pela Coligação Juntos Vamos Construir uma Nova História (Democratas e Podemos), e teve como companheiro de chapa (agora vice-prefeito eleito) João Sanzone.

Vera Lúcia Izídio Vieira Passos (Cidadania) ficou em segundo lugar, com 35,70% dos votos válidos, e Diego Barbosa Resende (PSL) foi o terceiro colocado na disputa majoritária, empalmando 4,33% dos votos válidos.

Deocleciano Araújo de Lira é casado e trabalha como mecânico de manutenção.

Dioclécio faz carreira política em Bonópolis (GO)

Nascido em Messias Targino (RN), onde viveu até alcançar a fase adulta, Deocleciano Araújo de Lira deixou o Rio Grande do Norte e foi residir no Estado de Goiás, onde iniciou uma carreira política.

Em 2012, Dioclécio foi eleito vereador no Município de Bonópolis (GO) pelo Partido dos Trabalhadores – PT, que integrava a Coligação Bonópolis Levado a Sério (PDT, PT, PTB, PR, DEM e PSDB).

Em 2016, Dioclécio disputou pela primeira vez a eleição para o cargo de prefeito de Bonópolis, ainda pelo PT, na Coligação Unidos Venceremos (PT, PSB e PROS). Foi derrotado por Cristina Beatriz Rodrigues de Oliveira Moura (“Bete do Edilberto”), eleita pela Coligação Bonópolis no Rumo Certo (PSDB, PPS, PRTB, SD, PSD e PTB).

Sem desanimar, Dioclécio se manteve ativo junto às suas bases eleitorais e em 2020 foi novamente candidato a prefeito de Bonópolis (GO), desta feita sendo eleito pela Coligação Juntos Vamos Construir uma Nova História (DEM e Podemos).

A expectativa é de realização de uma gestão administrativa de sucesso.

Dioclécio irá administrar um Município novo e pouco populoso, porém forte economicamente

Bonópolis é um Município localizado no interior do Estado do Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil. É relativamente novo, pois foi criado através da Lei Estadual nº 12.800, de 1995. Seu primeiro prefeito foi João Albino Fernandes, conhecido por João Muranga, do PSD.

O Município tem população de 3.503 habitantes, segundo dados do IBGE, e possui uma área de 1.628 quilômetros ao quadrado, que se limita com os Municípios de Amaralina, Mundo Novo, Novo Planalto, Porangatu e São Miguel do Araguaia.

A base da economia de Bonópolis é a pecuária, seguida da agricultura.

No Município, há grandes fazendas com enormes criações de gado bovino, base principal da economia do lugar.

A política faz parte da família de Dioclécio

Deocleciano Araújo de Lira é mais um da sua família a ocupar cargos políticos. No Estado de Goiás certamente é o primeiro, porém, no seu Município de origem, Messias Targino (RN), o prefeito eleito de Bonópolis teve muitos familiares com participação ativa na vida política do Município.

Nos primeiros anos de existência do Município de Messias Targino, inclusive quando ainda se chamava Município de Junco, Edimar Teixeira Diniz (primo legítimo de Deolindo Teixeira de Lira, pai de Dioclécio) foi eleito vice-prefeito do Município, que tinha como prefeito na época Osnildo de Freitas Targino.

Francisco Teixeira de Lira e Antunes Lira de Oliveira, também parentes de Deolindo Teixeira de Lira, foram vereadores eleitos no então Município de Junco.

Noutro momento da história de Messias Targino, José Jácome de Lira e Maria José de Lira, igualmente parentes de Deolindo Teixeira de Lira, foram também eleitos para o cargo de vereador.

O próprio pai de Dioclécio, Deolindo Teixeira de Lira, foi candidato a vereador em Messias Targino em pleito realizado na década de oitenta do século passado. Não foi eleito.

Uma irmã de Deolindo Teixeira de Lira, Hilda Teixeira de Azevedo (tia de Dioclécio), foi eleita várias vezes para o cargo de vereadora no Município de Messias Targino, onde também foi presidenta da Câmara Municipal.

Contemporâneo de Hilda, Valdir Teixeira de Lira, parente de Deolindo Teixeira de Lira, foi também vereador em Messias Targino.

Cleiston Rubens Teixeira de Azevedo, filho de Hilda e primo legítimo de Dioclécio, foi vereador, presidente da Câmara Municipal e por duas vezes foi eleito vice-prefeito de Messias Targino, na chapa encabeçada por Shirley Ferreira Targino.

Como se vê, Deocliano Araújo de Lira (Dioclécio) vem de família de longa tradição política no Município de Messias Targino.

Presente desde 2012 na política partidária de Bonópolis (GO), Dioclécio, ainda relativamente jovem, pode ir muito adiante na trajetória escolhida por ele e agora pelo povo.

Fontes da pesquisa: www.tse.jus.br, portal UOL, portal G1, IBGE, livro “Messias Targino – Origens”, de Edimar Teixeira Diniz, e livro “Messias Targino – Das raízes do Junco surge uma linda história”, de Margarida Barbosa de Lira.