sábado, 22 de março de 2014

Fé e tradição sertaneja

Patu vive a 5ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima

Teve início nesta sexta-feira, 21 de março, a programação da 5ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima, em Patu.

A Romaria dos Vaqueiros realizada em Patu expressa a fé do sertanejo em Deus, e é também um momento de resgate e de valorização da genuína cultura popular nordestina.




Nesta sexta-feira, 21 de março, houve pela manhã a "Pega de Boi no Mato da Ribeira", na Fazenda Boa Vista, na zona rural de Patu.

Para este sábado, 22 de março, a programação prevê a realização do "Forró da Chegadinha", que acontecerá na Praça de Eventos Oliveira Rocha, no Centro de Patu, com início previsto para as 20 horas.

No Forró da Chegadinha, a atração principal será o forrozeiro Aleijadinho de Pombal, da Paraíba. No entanto, outras atrações também se apresentarão na Praça de Eventos Oliveira Rocha nesta noite de sábado.

Além do Aleijadinho de Pombal, o cantor Oscar Silva, o "Trio Pé de Serra" (de Patu) e o grupo forrozeiro "Os Caboclos do Sertão" passarão pelo palco da festa, que ainda terá aboiadores, repentistas e o lançamento de um livreto de literatura de cordel do professor-poeta José Bezerra, que fará homenagem à Romaria dos Vaqueiros.

O poeta e apresentador de rádio e TV Lalauzinho de Lalau, da TV Cabo Mossoró, fará a apresentação nesta noite do Forró da Chegadinha, que objetiva receber os vaqueiros e amazonas que vêm de outros Municípios para a Romaria e que também serve para o resgate e a valorização da cultura popular nordestina.

Neste domingo, 23 de março, a programação da Romaria chega ao seu último dia. A partir das 6 horas, haverá concentração e café da manhã no Posto Nossa Senhora dos Milagres, no Bairro da Estação, em Patu.

Às 7 horas, vaqueiros e amazonas farão a tradicional subida da Serra do Lima, em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, um dos pontos de romaria mais visitados do Nordeste brasileiro.

Às 9 horas deste domingo haverá o ponto alto da Romaria, que é a "Missa do Vaqueiro", celebrada no Santuário do Lima.

Às 12 horas, os romeiros almoçarão no Restaurante da Pousada do Santuário do Lima.

O último evento da programação da 5ª Romaria dos Vaqueiros será o "Forró da Saidinha", que terá início às 15 horas, na Praça de Eventos Oliveira Rocha.

A TV Cabo Mossoró fará a cobertura da 5ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima.