terça-feira, 1 de novembro de 2016

Dia de Finados

À memória dos mortos, com carinho

Neste dia 2 de novembro milhares de pessoas vão aos cemitérios para homenagear seus parentes e amigos que se foram. Outros preferem fazer as suas orações ou as suas homenagens em igrejas ou mesmo em suas casas. Poucos passarão despercebidos de que o dia é dedicado à memória dos que partiram dessa vida.

Como se dá em datas festivas, o comércio também estará em alta no Dia de Finados. Nesse dia 2 de novembro, flores, velas e adereços estarão à venda nas ruas das cidades e principalmente nas imediações e entradas dos lugares sagrados para os mortos. O dia também é de faturamento para os vivos, que precisam alimentar famílias e pagar as suas contas.

Mas, a essência da data é única: lembrarmos com mais carinho daqueles que, em vida, tiveram por nós algum carinho, algum afeto, ou simplesmente nos amaram, como nos casos de nossos pais, mães e parentes mais próximos. Bons e inesquecíveis amigos também formam esse grupo da saudade eterna.

Se é certo que a tristeza nos consumirá a cada visita de cada sepulcro, também é certo que sairemos de lá um pouco aliviados. A saudade continuará apertando o peito, porém avivaremos na consciência as boas lembranças que, em vida, foram plantadas por aquelas pessoas de cuja existência agora somente recordamos, ajudados por registros documentais que nos remetem a momentos alegres daquela convivência.

“Visitar nossos mortos” nesse dia 2 de novembro não pode jamais ser compreendido como um dever, uma obrigação. De forma alguma! Pela correria da vida – que ironia! - e por outras razões que explicam a origem do Dia de Finados é que nos foi reservado no calendário anual um dia específico para que possamos lembrar com mais realce e com mais entusiasmo das pessoas que nos deixaram nessa vida terrena.

Sim, entusiasmo! Afinal, embora o dia seja de finados, devemos cuidar de celebrar a vida, pois aqueles a quem realmente amamos de fato nunca morrem em nossas lembranças e em nossos corações. Com a morte, cria-se um hiato pela separação natural dos corpos, mas a lembrança de nossos parentes e amigos que se foram continua presente em nossas mentes e em nossos sonhos noturnos, gastando também nossos neurônios.

Particularmente, tenho muitos a recordar, inclusive de avós, tios, primos queridos, pai e mãe. E, nesse dia, deles quero relembrar os gestos de beleza humana que marcaram nossas relações em vida. Na medida do possível, farei uma visita à nova “casa terrena” e simbólica de cada um. Para aqueles a quem não poderei visitar seus restos mortais, farei a minha oração silenciosa, como tenho feito repetidamente, pedindo ao Senhor Deus que sempre os mantenha no lugar destinado aos justos, porque de fato foram corretos e justos durante suas passagens por este mundo material.

A minha mãe Maria do Junco, renovo o meu pedido de desculpas pelo que fiz de errado aos seus olhos. E, se me escutas, tenhas uma certeza: a senhora me faz muita falta!

Alcimar Antônio de Souza

Do Blog Carlos Santos

Carro oficial da Prefeitura é roubado em Natal
Do Portal BO
Um carro oficial da Prefeitura de Natal, usado pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT), foi roubado na frente da Câmara Municipal de Natal. O roubo aconteceu enquanto o prefeito participava de uma audiência na CMN e o motorista dele o aguardava no lado de fora do prédio.
A informação foi confirmada ao Portal BO pelo 1° Batalhão da Polícia Militar.
De acordo do com a polícia, dois homens abordaram o motorista, renderam ele e então tomaram o carro.
O veículo roubado é uma caminhonete Hilux, de placas OWA-4493 e cor preta.
Nota do Blog Carlos Santos – Isso é o que eu chamo de quase “socialismo”. Ninguém está à margem do Estado Paralelo.
Fonte: www.blogcarlossantos.com.br

Economia

Governo Temer autoriza aumento no preço do gás de cozinha

O governo do presidente não-eleito Michel Temer voltou a uma prática antiga de governos conservadores de direita, qual seja, aquela conhecida popularmente como "o governo dá com uma mão e tira com a outra".

É que, há poucos dias, o governo do presidente não-eleito Michel Temer anunciou que os combustíveis teriam uma diminuição no valor do preço nas refinarias da Petrobrás, o que, em tese, significaria uma diminuição no valor pago pelo consumidor nos postos de abastecimento. A gasolina teve diminuição de preço nas refinarias de 3,2% e o óleo diesel teve redução de 2,7%.

Se é verdade que os consumidores jamais seriam - como não serão - beneficiados com essa anunciada redução no valor dos preços dos combustíveis nas refinarias, pois os postos de combustíveis - que costumam agir em cartéis - nunca repassam esse tipo de benefício para os consumidores, pelo menos a medida serviria para estancar qualquer reajuste de preço diretamente nos postos. Mas, na prática, enfatize-se, essa redução no preço da gasolina e do óleo diese não chegou aos consumidores (clique aqui).

Pois bem, diante de uma notícia mais ou menos boa, o governo logo se ocupou de anunciar uma notícia ruim. Agora, nestes dias, o governo do presidente não-eleito Michel Temer tornou público que a Petrobrás autorizou o aumento no valor do preço do gás liquefeito de petróleo - GLP, o popular gás de cozinha, medida que já tem vigência a partir deste dia 1º de novembro de 2016 (clique aqui).

O aumento anunciado pelo governo do presidente não-eleito Michel Temer será de até 4% nas refinarias, e esse malefício será repassado diretamente aos consumidores. Na prática, o preço do botijão de gás de cozinha subirá entre dois reais e quatro reais.

Embora a região Nordeste do Brasil seja grande produtora de petróleo e seus derivados, o telejornal Fala Brasil, da Rede Record de Televisão, noticiou nesta terça-feira, 1º de novembro, que o impacto maior do novo preço do gás de cozinha será nesta região, berço do Brasil.