domingo, 9 de abril de 2017

Direito e Cidadania

Poder Judiciário não terá expediente regular de quarta a sexta-feira da Semana Santa

Repetindo o que sempre acontece todos os anos, os órgãos do Poder Judiciário não terão expediente regular na maior parte da Semana Santa.

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, respectivamente Quarta-feira Santa, Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão de Cristo, não haverá expediente na Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN e Comarcas), na Justiça Federal no Rio Grande do Norte (Varas Federais) e em todas as Varas do Trabalho e no próprio Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Rio Grande do Norte).

Ao menos no âmbito do Poder Judiciário Estadual (TJRN e Comarcas) e da Justiça Federal (Varas Federais), o que se sabe é que existirão plantões judiciais,para atendimentos a casos de urgências.

Semana Santa e Páscoa

Cristãos-católicos refletem sobre os últimos dias de Jesus na terra

Para a imensa comunidade de cristãos-católicos, o momento é de reflexão. Neste domingo, 9 de abril, teve início o período da Semana Santa, aberta oficialmente com a Procissão dos Ramos e com a Missa do Domingo de Ramos.

Neste primeiro ato - Procissão e Missa dos Ramos -, os católicos relembram a entrada de Jesus Cristo, montado num jumento, na cidade de Jerusalém, quando os judeus se preparavam para celebrar a Páscoa.

Por toda a semana, diversas celebrações acontecerão em todas as Igrejas católicas do Brasil e do mundo, até o próximo domingo, 16 de abril, quando se terá a celebração do Domingo da Páscoa.

Entenda o significado dos demais dias da Semana Santa

A segunda-feira da Semana Santa reflete o momento em que Jesus Cristo descansou na casa de uma família que lhe era muito estimada. Era a casa de Lázaro, a quem ele havia ressuscitado, e de Marta e Maria Madalena (João, 12, 1-11).

Na terça-feira santa se reflete sobre o dia em que Jesus Cristo anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Foi também o dia em que Jesus anunciou que sofreria a traição de um dos seus discípulos.

A quarta-feira santa é de fato o dia da traição de Judas a Jesus. O discípulo de Cristo aceita receber trinta moedas de prata como recompensa por sua traição (Mateus, 26, 14-25).

Na quinta-feira santa os cristãos-católicos revivem a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. Foi quando Jesus, num gesto de humildade, lavou os pés dos seus doze apóstolos. Nesse dia da semana que antecedia à Festa da Páscoa dos judeus, Jesus Cristo dirigiu-se ao Monte de Getsâmani, onde foi preso nos jardins por traição de Judas (João, 13, 1.-15).

A sexta-feira, também chamada de Sexta-feira da Paixão, relembra o dia em que o Filho de Deus foi julgado, condenado e levado ao Monte Calvário, com uma coroa de espinhos, para a crucificação, que ocorreu por volta das três horas da tarde. Seu corpo foi retirado e levado ao sepulcro.

Neste dia os fiéis cristãos-católicos praticam o jejum e abstinência da carne, em sinal de penitência pela morte de Jesus Cristo.

O Sábado de Aleluia é o dia em que Jesus ainda permanece no sepulcro. Os fiéis ainda estão no aguardo, na esperança da ressurreição de Cristo. Ao final do dia, inicia-se a Vigília Pascal.

O domingo é dia de festa. É o Domingo da Páscoa. É o dia, segundo a Bíblia Sagrada, em que Jesus Cristo se levanta do sepulcro e vence a morte. Para os cristãos-católicos, é o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Comunidade messiense já vive a Semana Santa

Depois de celebrar o Domingo de Ramos, com procissão e missa, os cristãos-católicos de Messias Targino se preparam para os demais atos da Semana Santa.

Confira a programação:

10.4.2017 - Segunda-feira:
06:00 horas - Ofício Divino na Capela de Nossa Senhora das Graças;
Durante o dia - Visita dos Ministros da Eucaristia a enfermos e idosos da comunidade;
18:00 horas - Hora do Ângelus na Rádio Juventude (FM 87,9 Mhz);

11.4.2017 - Terça-feira:
19:00 horas - Celebração no Sítio Salobro;

12.4.2017 - Quarta-feira:
18:30 horas - Procissão do Encontro de Jesus Cristo e sua Mãe Maria (os homens sairão com Jesus da Praça do Conjunto Osnildo Targino e as mulheres sairão com Maria da Escola Municipal Professor Júlio Benedito, no Bairro Alto do Bonito);
19:00 horas - Missa na Capela de Nossa Senhora das Graças;

13.4.2017 - Quinta-feira:
19:00 horas - Celebração da Santa Ceia e Lava-pés, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento, até as 23:00 horas;

14.4.2017 - Sexta-feira da Paixão:
05:00 horas - Via Sacra;
15:00 horas - Ato litúrgico da Paixão do Senhor;

15.4.2017 - Sábado de Aleluia:
19:00 horas - Missa da Vigília Pascal (os fiéis levarão cada um uma vela);

16.4.2016 - Domingo da Páscoa:
17:00 horas - Missa da Páscoa na Capela de Nossa Senhora das Graças.

Patu terá a Encenação da Morte e Paixão de Cristo

Além de uma vasta programação religiosa que já vem sendo desenvolvida em Patu na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e noutras Igrejas da Paróquia durante toda a Semana Santa, um espetáculo muito bem produzido será apresentado por artistas patuenses.

Trata-se da Paixão de Cristo, uma grande peça teatral que será apresentada no adro da Igreja Matriz (clique aqui).

A Prefeitura de Patu, responsável pela iniciativa, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, está trabalhando para ampliar e melhorar a infraestrutura do espetáculo.

Neste ano serão disponibilizadas arquibancadas e haverá também um espaço especial para que os idosos possam acompanhar tudo de perto e com muita segurança. 

De acordo com o Coordenador de Turismo da Prefeitura, Hudson Holanda, o Município preza pela excelência cultural. "Temos o total apoio do prefeito Rivelino, para que possamos oferecer um espetáculo mágico, coerente e que vai mexer com a emoção de todos. Para isso, temos uma equipe trabalhando diariamente para garantir acesso, segurança e  conforto para todos os patuenses e visitantes", disse.

Cerca de oitenta pessoas estão envolvidas direta e indiretamente na encenação.

As apresentações acontecerão na quinta-feira (dia 14) às 18:00 horas e na Sexta-feira da Paixão (dia 15) ás 20:00 horas.

Migração esportiva

Futebol e basquete têm movimentos inversos de atletas

Os últimos resultados da seleção brasileira de futebol, sob o comando do treinador Tite, trazem euforia aos amantes do esporte mais praticado no Brasil. São oito jogos na fase classificatória para a Copa do Mundo de 2018 com oito vitórias do escrete canarinho, duas das quais sobre Argentina e Uruguai, países que são bicampões mundiais de futebol.

E ainda tem a vitória no Amistoso da Paz, realizado entre Brasil e Colômbia, quando o selecionado brasileiro já vindo sendo treinado por Tite, totalizando-se assim nove vitórias em nove partidas sob a direção do novo treinador, que substituiu o neófito Dunga à frente da seleção brasileira, após seguidos fracassos e pouco futebol.

Quem assiste aos jogos recentes da seleção brasileira de futebol e olha para a sua história, de cinco títulos mundiais e várias conquistas continentais e intercontinentais, talvez não compreenda por que os campeonatos de futebol realizados no Brasil não têm o mesmo brilho que vem sendo apresentado em campo pelos comandados de Tite.

De fato, os times em atividade no Brasil, com uma ou outra exceção, jogam um futebol sem muito brilho. Mas a explicação é simples: os melhores jogadores brasileiros são exportados ainda cedo para diversos clubes da Europa, muitos deles sem sequer atuarem profissionalmente pelos clubes que os formaram.

Além da Europa, outros mercados se abrem para jogadores brasileiros, como a Ásia e o Oriente Médio, onde se paga muitíssimo bem a quem tenha algum talento no futebol.

E ainda existe o tráfico de pessoas, que atinge também os meninos que sonham em ser jogadores de futebol, quando falsos empresários levam daqui para outros países, sob a promessa de bons contratos, meninos que pensam ir jogar lá fora.

E assim, o Brasil segue reforçando os torneios de futebol mundo afora, e mais das vezes reforçando até outras seleções, pois vários atletas brasileiros adquirem outras nacionalidades para poderem defender outras pátrias.

Enquanto o futebol brasileiro não consegue segurar aqui os seus jovens talentos, o basquete dos Estados Unidos da América - EUA, certamente o mais importante do mundo, mantém em seu território todos os seus grandes atletas, tornando os jogos da sua principal liga de basquete, a NBA, espetáculos vistos e aplaudidos em praticamente todo o planeta.

Fazendo o caminho inverso do que ocorre no futebol, o Brasil tem importado cada vez mais jogadores de basquete de outros países, principalmente dos Estados Unidos da América - EUA. É bem verdade que alguns poucos atletas brasileiros vão jogar basquete na NBA. Porém, os casos realmente são raros.

Todavia, diferentemente do que acontece com o futebol, os atletas do basquete que trocam a NBA, dos Estados Unidos, pelo NBB, do Brasil, são em geral os que têm menos talento. Vêm para esta terra situada entre as linhas dos trópicos apenas os jogadores de basquete que não interessam muito à maior liga de basquete do mundo, a NBA.

Houve caso até de jogador norte-americano que se naturalizou brasileiro e serviu à seleção brasileira de basquete, mas sem nunca ter sido o grande destaque do Brasil dentro das quadras.

Além disso, as cifras que se pagam nos dois movimentos migratórios são bastante diferentes: quando o jogador de futebol brasileiro vai para o exterior, principalmente para a China, o mercado em maior ascensão para esse esporte, geralmente ele vai para ganhar um salário gigantesco.

Já no basquete, quem não encontra mais espaço na NBA e vem se arriscar no NBB, não recebe tanto dinheiro assim. Mesmo organizado numa liga própria, o basquete brasileiro ainda engatinha para se firmar como um dos mais respeitados do mundo, do que ainda está longe, mesmo tendo por aqui, num passado recente, atletas do talante de Oscar, Hortência e Paula.

O que os dois esportes têm em comum por aqui é que, os poucos jogadores mais talentosos de basquete do Brasil, deixam sua terra e vão jogar lá fora, principalmente nos Estados Unidos da América.

Tudo isso certamente explica por que o Brasil segue sem se firmar no basquete e por que passou a ter jogos de futebol tão feios, com exceção para o recente histórico da seleção nacional comandada por Tite.