terça-feira, 14 de outubro de 2014

Opinião

Escolha de projeto

O momento é de escolhas de projeto: um que valoriza o social, que gera trabalhos, que cria unidades de ensino públicas, que investe no ser humano, que eleva o nome do Brasil no exterior, que não se curva ao FMI, que combate a corrupção, que traz cidadania para os mais necessitados. Esse é o projeto de Lula e Dilma Rousseff, dois grandes políticos que lutaram por um Brasil melhor e enfrentaram a ditadura militar.

O outro projeto é do entreguismo; das privatizações pensadas para Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e outras empresas públicas; da mídia puxada pela Rede Globo, saudosista dos amigos no poder; da recessão; de quem é contra os programas sociais existentes, por eles chamados de esmolas. É o projeto de um ex-presidente que, embora professor, não valorizou a educação e ainda nos chamou de preguiçosos, desinformados e outros impropérios.

É o projeto do menino mimado neto de Tancredo, Aecioporto Neves, que administrou Minas Gerais morando no Rio de Janeiro e frequentando praias e baladas, que se recusou a fazer o teste do bafômetro numa blitz realizada pela Polícia do Rio de Janeiro.

Entre quem lutou por nossa liberdade e trouxe avanços sociais importantíssimos e quem não passa de um bom vivant, representante de uma casta elitista de direita, vou ficar de novo com o meu projeto, o projeto do povo brasileiro: DILMA PRESIDENTE, 13. Para o bem dos meus filhos.

Alcimar Antônio de Souza

Opinião

O direito contra a direita: juristas lançam manifesto em apoio a Dilma

Crispiniano Neto*

Advogados, membros do Ministério Público, professores universitários de Direito e estudantes de Direito de vários Estados do Brasil lançaram um manifesto nacional de apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), anteontem (8). Foi uma iniciativa dos advogados Edésio Passos, André Passos, Tarso Cabral Violin e vários outros profissionais do Direito. Quem primeiro assina o manifesto é o professor-doutor Celso Antônio Bandeira de Mello, o maior administrativista do País.

Juristas, professores e estudantes do Paraná, que inicialmente elaboraram o manifesto, fizeram o lançamento do documento, em Curitiba. Estavam presentes professores da Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, UniCuritiba, UniBrasil e de várias outras instituições de ensino de Direito. O ato foi realizado pela advogada e vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e pelo advogado e professor de Direito do Trabalho da UFPR, Wilson Ramos Filho (Xixo), que também teve o objetivo de organizar a campanha no Paraná.

Você que é advogado, professor, bacharel ou estudante de Direito, pode assinar o manifesto e ver quem já assinou. Basta enviar nome completo e minicurrículo nos comentários do documento ou enviar e-mail paratarsocv@gmail.com.

Veja o texto do manifesto:

Agora é Dilma presidenta 13! Manifesto dos juristas. No governo Dilma, foram sancionadas a Lei de Acesso à Informação e o Marco Civil da Internet, Lei da Comissão Nacional da Verdade, Lei das Parcerias entre Administração Pública e Organizações da Sociedade Civil. Por um Brasil cada vez mais justo e igualitário; pelo meio ambiente equilibrado; por uma nação cada vez mais reconhecida internacionalmente; pela defesa da liberdade religiosa em um Estado Laico; pela liberdade de expressão e democratização da mídia; pela defesa de nossa Constituição Social, Republicana e Democrática de Direito de 1988; por uma Reforma Política que aprimore ainda mais a Democracia brasileira em construção; pela defesa dos movimentos sociais; pelas Defensorias Públicas estruturadas e autônomas; pelo fim da miséria e redução das desigualdades sociais e regionais; por um Estado presente na ordem social e econômica; por uma América Latina unida; por uma economia mais solidária; pela não privatização da Petrobras, do Banco do Brasil, das Universidades Federais e demais entidades estratégicas; pela manutenção do pré-sal sob domínio brasileiro; pela manutenção da independência do Ministério Público, dos Tribunais de Contas, das CPIs e da Polícia Federal na investigação de todo e qualquer rastro de corrupção; pelo ensino público e não mercantilizado; por uma saúde pública cada vez mais universalizada; pela manutenção e ampliação das conquistas econômicas e sociais dos governos Lula e Dilma (2003-2014); e por uma eleição sem boatos e calúnias; nós, juristas, professores universitários e estudantes de Direito, abaixo-assinados, declaramos voto à candidatura da presidenta Dilma Rousseff 13, do Partido dos Trabalhadores (PT), neste segundo turno das eleições de 2014, para que ela continue sendo a nossa primeira mulher presidente do Brasil!

Crispiniano Neto é agrônomo, jornalista, bacharel em Direito, escritor e poeta.

Fonte: www.crispinianoneto.blogspot.com.br

Em ação

Prefeito e ex-prefeita visitam obras

Nesta terça-feira, 14 de outubro, o prefeito de Messias Targino, Arthur Targino, e a ex-prefeita messiense Shirley Ferreira Targino visitaram obras que vêm sendo construídas pela administração municipal.

Uma dessas obras visitadas foram as lagoas de captação e tratamento do projeto de saneamento básico e esgotamento sanitário da cidade, que está em fase final de construção.

Esse amplo projeto de saneamento básico e esgotamento sanitário, construído em parceria entre o Município de Messias Targino e o Governo Federal, foi iniciado ainda na última gestão da prefeita Shirley e teve continuidade na administração do prefeito Arthur.

A obra, quando concluída, terá um enorme ganho para a população messiense no que diz respeito à sua saúde.

Seca em São Paulo

Falta de chuvas não é a única causa do desabastecimento em São Paulo

O Estado de São Paulo vive dias dificílimos. Os reservatórios que abastecem a Capital e vários outros Municípios paulistas estão com suas capacidades  de armazenamento muito baixas. A chuva não vem e a tendência é que os níveis desses reservatórios diminuam mais ainda.

No entanto, a falta de água caída do céu, por si só, anda longe de ser o único motivo para o caos no abastecimento que se criou em São Paulo. Mais que isso, o PSDB, que governa o Estado paulista há décadas, foi incompetente quanto à política de abastecimento d´água.

Especialistas apontam que a falta de planejamento das ações e a falta de investimentos no setor são causas tão relevantes do problema como a própria falta de chuvas em si mesma.

A Sabesp, companhia de saneamento e abastecimento do Estado de São Paulo, ficou até a realização do primeiro turno dizendo que nem haveria racionamento de água nem o problema seria agravado. Agora, passado o primeiro turno do pleito eleitoral, a companhia passou a admitir o racionamento d´água e o agravamento da situação.

O racionamento e a falta d´água por dias seguidos são, na verdade, uma dura realidade já vivida pelos paulistas há alguns meses, com intensificação nas últimas semanas.

No Nordeste brasileiro, os saques a comércios e outras faces dos tempos duros de prolongadas estiagens são coisas do passado. Mas, se o povo nordestino aprendeu a conviver com as prolongadas estiagens, com forte apoio governamental para tanto, o mesmo não se pode dizer do povo de São Paulo, que não está habituado à falta de chuvas e de água.