terça-feira, 14 de outubro de 2014

Seca em São Paulo

Falta de chuvas não é a única causa do desabastecimento em São Paulo

O Estado de São Paulo vive dias dificílimos. Os reservatórios que abastecem a Capital e vários outros Municípios paulistas estão com suas capacidades  de armazenamento muito baixas. A chuva não vem e a tendência é que os níveis desses reservatórios diminuam mais ainda.

No entanto, a falta de água caída do céu, por si só, anda longe de ser o único motivo para o caos no abastecimento que se criou em São Paulo. Mais que isso, o PSDB, que governa o Estado paulista há décadas, foi incompetente quanto à política de abastecimento d´água.

Especialistas apontam que a falta de planejamento das ações e a falta de investimentos no setor são causas tão relevantes do problema como a própria falta de chuvas em si mesma.

A Sabesp, companhia de saneamento e abastecimento do Estado de São Paulo, ficou até a realização do primeiro turno dizendo que nem haveria racionamento de água nem o problema seria agravado. Agora, passado o primeiro turno do pleito eleitoral, a companhia passou a admitir o racionamento d´água e o agravamento da situação.

O racionamento e a falta d´água por dias seguidos são, na verdade, uma dura realidade já vivida pelos paulistas há alguns meses, com intensificação nas últimas semanas.

No Nordeste brasileiro, os saques a comércios e outras faces dos tempos duros de prolongadas estiagens são coisas do passado. Mas, se o povo nordestino aprendeu a conviver com as prolongadas estiagens, com forte apoio governamental para tanto, o mesmo não se pode dizer do povo de São Paulo, que não está habituado à falta de chuvas e de água.

Nenhum comentário: