terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Alerta ao consumidor

Volta às aulas: Ipem-RN dá dicas para compra de material escolar

As aulas nas redes pública e particular de ensino já estão iniciando e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) alerta para os cuidados na hora da aquisição do material escolar. Agentes fiscais do órgão, amparados pelas portarias n° 481/2010, 262/2012 e 69/2017 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verificam periodicamente esses itens, garantindo a segurança dos estudantes, e que consumidores não sejam lesados, adquirindo produto com quantidade e peso inferiores aos indicados na embalagem.

Aliado ao trabalho do Ipem “é preciso que principalmente os pais e responsáveis estejam atentos à presença do Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro na embalagem ou diretamente no objeto. Se for um tipo de material vendido a granel, como lápis, borracha, apontador ou caneta, a embalagem expositora com o selo deve estar próxima ao produto para que o consumidor identifique corretamente”, orienta a chefe da área de Qualidade, Anne Catherine Vitor.

Outros cuidados:
- Fazer compras no mercado formal (lojas estabelecidas) para ter garantias, como a troca da mercadoria.
-  Exigir a nota fiscal, o que garante os direitos do consumidor.
- Não comprar produtos sem o selo do Inmetro visível, pois este não passou por um ensaio de qualidade e pode oferecer risco à saúde.

Operação Especial

Uma operação denominada Volta às Aulas, que faz parte de um planejamento nacional estabelecido pelo Inmetro, está programada para o período de 4 a 8 de fevereiro de 2019. Na data, serão intensificadas as fiscalizações da qualidade dos seguintes produtos: apontador, borracha, caneta esferográfica, caneta hidrográfica, cola, compasso, corretor, esquadro, estojo com motivo infantil, giz de cera, lápis, lapiseira, marcador de texto, lancheira, pasta com aba elástica, régua, tesoura de ponta redonda e tinta. 

Empresas notificadas e posteriormente autuadas por comercializarem produtos que não atendem às normas em vigor têm o prazo de dez dias para apresentarem defesa junto ao setor jurídico do Ipem-RN.

Texto: ASSECOM/RN
Fonte: www.rn.gov.br

Mais perto

Prefeitura de Patu inicia o projeto "Prefeitura no seu bairro"

Nesta semana, desde esta segunda-feira, 28 de janeiro, a Administração Pública Municipal de Patu iniciou a execução do projeto "Prefeitura no seu bairro".

O primeiro bairro escolhido foi o da Estação, instalando-se a sede do Poder Executivo na Escola Municipal Raimundo Rocha, onde estão funcionando praticamente todas as Secretarias Municipais.

O prefeito Rivelino Câmara está indo pessoalmente ao gabinete de trabalho montado nas dependências da Escola Municipal Raimundo Rocha, onde atende o povo, ouve reclamos e coordena ações práticas.

O alcaide também tem andado pelas ruas do Bairro da Estação, conversando com moradores e vendo de perto os principais problemas que afligem a comunidade.

Mas não é só isso. O "Prefeitura no seu bairro" trouxe para o Bairro da Estação atendimento médico, agendamento de exames de saúde via SUS, exames de saúde com resultados apresentados na hora, atendimento jurídico e serviços diversos, como por exemplo o de corte de cabelos.

Serviços de infraestrutura são realizadas durante a execução do projeto, sob a supervisão direta do prefeito Rivelino.

A previsão é que o "Prefeitura no seu bairro" permaneça no Bairro da Estação durante toda a semana. Todavia, os serviços de infraestrutura já iniciados terão continuidade..

O prefeito disse que dará continuidade ao projeto e levará a Administração Municipal para outros bairros da cidade.