quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Messias Targino/Patu

Falta de energia elétrica se repete no interior do RN

Uma leitura a blogues e portais de notícia hospedados na grande rede mundial de computadores permitirá ao leitor constatar que a falta de fornecimento de energia elétrica em Municípios do interior do Rio Grande do Norte é quase uma constante.

Vendida - a preço questionável - pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte à iniciativa privada quando o governador potiguar era o agora senador da República Garibaldi Alves Filho (PMDB), a COSERN - Companhia Energética do Rio Grande do Norte não conseguiu resolver esse problema, que vem desde os tempos em que a Companhia tinha o Estado como acionista majoritário.

Precisamente nos Municípios de Messias Targino e Patu, houve corte generalizado no fornecimento de energia elétrica nesses dias 17 e 18 de fevereiro de 2015 (terça-feira de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, respectivamente), sempre por volta das 17 horas, perdurando a falta de energia por muito mais de uma hora em cada dia.

Nada deixa o sertanejo do semiárido potiguar mais feliz que a chuva. Com inabalável fé em Deus, o homem e a mulher do sertão nordestino rogam todos os dias para que o período chuvoso seja regular, com chuvas dentro da média esperada. Isso porém não implica em "renúncia" ao direito de receber da COSERN, regularmente, sem interrupções, o essencial serviço de energia elétrica. É que, anunciada no horizonte a possibilidade de chuva, logo falta energia por essas bandas.

Mesmo com todo o faturamento da COSERN e apesar de toda a tecnologia disponível atualmente, a queda de energia elétrica - principalmente em dias de chuva - ainda é uma realidade, que se imaginava acabar quando houvesse a privatização da Companhia.

No entanto, se para ter chuva for preciso ficar às escuras, então que assim seja!