sábado, 13 de abril de 2013

Providência

Tribunal nomeia juíza auxiliar para a Comarca de Patu

Faz um bom tempo que as Comarcas do interior do Estado do Rio Grande do Norte, em sua imensa maioria, não têm juízes de Direito titulares em suas Varas. Geralmente é nomeado um juiz substituto, que já é titular de outra Vara e muitas vezes atua em três, quatro e até cinco Varas diferentes.

Na Comarca de Patu, que compreende os Municípios de Patu e Messias Targino, depois da transferência da magistrada Gisele Besch para uma das Varas do Juizado Especial da Comarca de Mossoró, no final do ano de 2009, nunca mais foi nomeado um juiz titular. Tem sempre um substituto respondendo pela jurisdição.

Desde 2012, quem vem atuando como juiz de Direito de Patu é o magistrado Valdir Flávio Lobo Maia, que até pouco tempo era titular da Vara Criminal da Comarca de Currais Novos e recentemente foi removido para assumir a titularidade de umas das Varas da Comarca de Natal.

A Comarca de Patu, que funciona como Vara Única para os feitos da Justiça Comum e do Juizado Especial Cível e Criminal, tem em andamento, apenas nos feitos da Justiça Comum (cível e criminal), afora os processos do Juizado Especial, cerca de mil processos.

O magistrado Valdir Flávio tem apresentado muito empenho para dar celeridade aos processos que tramitam na Comarca, mas o tempo em que lhe é disponível para permanecer na Comarca é bastante reduzido diante da grande demanda judicial.

Para buscar amenizar a situação, no último dia 10 de abril (quarta-feira) o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nomeou para funcionar como juíza auxiliar na Comarca de Patu a magistrada Ana Clarisse Arruda, que é titular de uma das Varas de Família da Comarca de Mossoró.

Antes, o TJRN já havia nomeado para auxiliar no gabinete do juiz, temporariamente, um servidor que, embora não seja magistrado, tem conhecimento técnico em Direito, que o torna capaz de auxiliar o juiz de Direito da Comarca.

Estas duas medidas - nomeação de um juiz de Direito auxiliar e nomeação de um servidor técnico para auxiliar o juiz da Vara, ambos em caráter temporário - têm sido adotadas pelo Tribunal de Justiça em várias Comarcas do Estado, onde a situação é mais crítica, como é o caso da Comarca de Patu, que tem muitos processos à espera de audiências e decisões judiciais. 

Poesia

A seca devora o sertão


Devido o fator climático
O sertão é castigado
Pela intempérie do tempo
Está muito devastado
As matas estão cinzentas
As estradas poeirentas
A falta d'água apavora
Porque é grande a secura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.





Os efeitos são danosos
Do labor do sertanejo
Só resulta desvantagem
Sem cair chuva no chão
Sem nenhuma produção
As famílias vão embora
Não tem mais agricultura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.




Todos sabem que a seca
Há devastação nos campos
Dizimação dos rebanhos
Por todo canto há destroços
Some-se a água dos poços
E o povo que ali mora
É vítima dessa amargura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.




Fica o sertanejo triste
No lugar onde nasceu
Olhando para as caveiras
Das reses que já perdeu
Aumenta mais sua mágoa
Vendo o açude sem água
Ele não suporta e chora
A dor sua alma perfura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.




Não existem mais mangueiras
As abelhas das colmeias
Todas desapareceram
E nas cisternas também
A pouca água que tem
É vinda de longe agora
Racionada e impura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.




O capinzal do baixio
Há tempo que esturricou
Laranjeiras, goiabeiras
Nem sequer uma escapou
Não há mais sítios de cana
Nem produção de banana
Porco, ovelha e cabra agora
São poucos a essa altura
O sertão sofre a tortura 
Da seca que lhe devora.




Os passarinhos não cantam
No romper da alvorada
Galo não acorda mais
Roceiro de madrugada
As pinheiras estão mortas
Não há plantação de hortas
Juazeiro em toda a flora
É o único com verdura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.




Com a irregularidade
Das chuvas é o sertão
De quando em vez torturado
Pela grande sequidão
Muitos séculos transcorreram
Políticos não resolveram
O problema até agora
Só Deus livra dessa agrura
O sertão sofre a tortura
Da seca que lhe devora.




Autor: Zé Bezerra

Fonte: www.sertaocaboclo.blogspot.com.br

Religiosidade e fé

Santuário do Lima terá a 1ª Romaria do Movimento da Mãe Rainha

O vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores e reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, ambos com sede em Patu, padre Domingos de Sá Filho, já avisou que em fins de abril estará se mudando para Pernambuco, de onde administrará a Província do Nordeste dos Missionários da Sagrada Família (MSF), congregação religiosa da qual Domingos é o provinciano, com mandato em curso.

Antes, porém, padre Domingos estará à frente de mais uma romaria que acontecerá no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, zona rural de Patu. Trata-se da 1ª Romaria do Movimento da Mãe Rainha, que será realizada neste dia 14 de abril (domingo), no Santuário do Lima.





Às 7 horas da manhã haverá a acolhida dos romeiros na Praça do Santuário.

Às 8 horas, os romeiros se unirão na Oração do Terço.

Às 9 horas será celebrada a Santa Missa e às 10 horas e 30 minutos haverá a celebração da Renovação da Aliança.

Às 11 horas e 30 minutos será servido o almoço na Pousada do Santuário, num momento de confraternização entre os romeiros.

São esperadas caravanas de romeiros de vários outros Municípios do Rio Grande do Norte e também do vizinho Estado da Paraíba 

Trânsito

Polícia Militar intensifica fiscalização para impedir menores conduzindo veículos

O Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Messias Targino, sob o comando do sargento Flávio de Freitas Oliveira, tem intensificado a fiscalização visando proibir que menores de idade conduzam veículos automotores.

Desde o mês de março, foram realizadas algumas apreensões de motocicletas que estavam sendo conduzidas em vias públicas por menores de idade.

Segundo o comandante do Destacamento Policial Militar messiense, sargento Flávio, os pais vêm compreendendo que não é permitido que seus filhos conduzam veículos automotores, e a situação está bastante mudada para melhor.

Quando o comandante do Destacamento de Polícia Militar de Messias Targino era o sargento Lindon Johnson Izídio de Lima (falecido há pouco tempo), este tipo de fiscalização também acontecia com bastante frequência.