terça-feira, 1 de março de 2016

Eleições e teconlogia

Ferramentas virtuais terão papel importante nas próximas eleições

O período eleitoral ainda não teve início, e neste ano será bem menor, pois, ao invés de três meses, será de quarenta e cinco dias. No entanto, mesmo faltando tanto tempo para o início do referido período, as redes sociais já servem de palco para muito debate em torno do assunto eleições e, infelizmente, servem também para muita picuinha.

Sem dúvidas, com tantas ferramentas tecnológicas disponíveis, a briga de partidários de A com partidários de B será bastante intensa na grande rede mundial de computadores e dispositivos eletro-eletrônicos de acesso à internet. Já o era desde os tempos de orkut, e certamente ser agravará com o leque de opções de que agora o internauta dispõe.

No entanto, é preciso cautela de quem vá fazer uso dessas ferramentas em meio a debates partidários e eleitorais, geralmente acalorados. É preciso cada um compreender que responderá pelos abusos que cometer na grande rede mundial.

Mais que isso, é preciso que eleitores desse ou daquele pré-candidato (agora) ou candidato (depois de homologadas as convenções partidárias) não acabem por prejudicá-lo quando a real intenção seria ajudá-lo.

E engana-se quem pensa que a abertura das urnas com a divulgação dos resultados porá fim às contendas cibernéticas. Prova disso é que, depois da última eleição presidencial, o País continua praticamente dividido, sendo acirrada a briga travada entre adeptos de grupos políticos nacionais.

Bom mesmo seria que o respeito, acima de tudo, prevalecesse em tempos de campanhas eleitorais e nos períodos que lhe antecedem. Uma regrinha básica a ser observada pelo eleitor-internauta é não ofender a honra e a dignidade de quem quer que seja.

E não esqueçam: Briga na internet não faz alguém ganhar ou perder uma eleição. No final das contas, o silêncio diante da urna só será quebrado com o barulhinho da própria urna, que indica que o exercício de sua cidadania, no tocante ao sufrágio eleitoral, terminou naquele instante.