sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mossoró

Conjunto Vingt Rosado sofre abandono do poder público

Quem mora no Conjunto Vingt Rosado, para alguns ainda conhecido como Conjunto 30 de Setembro, situado na zona leste de Mossoró, sofre na pele os efeitos do abandono que o poder público vem dando àquele habitacional já há alguns anos.

Na área de segurança pública, os moradores convivem com assaltos e vários arrombamentos a residências. A imensa maioria das vítimas nem procura a Polícia Civil para registrar as ocorrências porque entende que ela, a Polícia, não dispõe de condições de realizar um trabalho eficiente. 

De seu turno, a Policia Militar e a Guarda Civil Municipal também não fazem rondas no Conjunto, possibilitando que os infratores da Lei tenham vida mais fácil.

Antes do início da gestão de Rosalba Ciarlini como governadora do Rio Grande do Norte, havia no Vingt Rosado uma Base Comunitária da Polícia Militar. Rosalba não manteve a Base, no que foi seguida pelo atual governador Robinson Faria.

O prédio onde funcionava a Base Comunitária da Polícia Militar, situado na primeira etapa do Vingt Rosado, está fechado e em ruínas.

A Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado instalaram pela cidade diversas Bases Integradas Comunitárias, de trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. Diversas áreas da cidade foram contempladas por esse projeto, mas o Conjunto Vingt Rosado ficou fora dele e continua esquecido.

No que diz respeito à infraestrutura, quem trafega pelas ruas do Vingt Rosado se depara com uma pavimentação que aqui e acolá se desmancha, com muitos buracos em várias ruas. Pedras de paralelepípedo soltas pelas ruas do habitacional são vistas com facilidade e em abundância.

O transporte coletivo, ou a precariedade do serviço ofertado, é outro problema enfrentado diariamente pelos cidadãos que residem no Conjunto Vingt Rosado. Quem precisa de ônibus em horários que não sejam considerados de pico (sete, onze, treze e dezessete horas) nem em dias úteis, tem que aguardar até uma hora, ou mais, nos poucos e mal conservados abrigos de espera.

Para completar, com a crise hídrica por que passa todo o Estado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN, responsável pelo abastecimento de água na cidade, muitas vezes deixa faltar o precioso líquido nas torneiras das casas do Vingt Rosado por dias seguidos.

Enfim, viver no Conjunto Vingt Rosado é sinal de muita persistência e de muito sofrimento.