HISTÓRIA DE O MESSIENSE


Do estêncil à internet

No calor da juventude, os sonhos de rebeldia nos fizeram encampar uma idéia nascida de Marcondes Targino. Eu e o então estudante João Filho, agora professor de Matemática, juntamente com Marcondes, demos concretude ao sonho de se fazer um jornalzinho, para a divulgação dos fatos que aconteciam em Messias Targino. As dificuldades eram muitas, principalmente porque, além da franciscana pobreza dos idealizadores do projeto, havia também uma deficiência tecnológica muito grande, pois, na época, nem se pensava em uso de computador por essas bandas.

Estávamos ali em 1988, ou perto disso. Então foi criado o JORNAL O MESSIENSE, de publicação mensal, produzido artesanalmente e vendido de mão em mão, de porta em porta. Marcondes, artista genial, produzia as charges e uma ou outra matéria. Ao titular do Blog e ao estudante João Filho cabia fazer o resto. E não era pouco. Depois, juntou-se à equipe o já irreverente - agora mais calmo - Genésio Francisco Pinto Neto, o conhecidísimo Pôla Pinto, ou Pôla de Edite de Nejo, ou simplesmente Pôla. Trouxe com suas idéias maior instigação aos ânimos já acirrados de combate a um sistema político local arcaico e destinado a uns poucos. Para colocar o jornal na rua, contava-se com a ajuda de diretores de escola, que gentilmente cediam a máquina de datilografar, as folhas e o estêncil.

Sem poder superar dificuldades de toda ordem, principalmente financeiras, O MESSIENSE parou. As publicações cessaram, mas o desejo de dar publicidade aos fatos da nossa comunidade seguiu com o tempo, até que retomamos o projeto anos depois, na forma de jornal impresso; de poucas páginas, é verdade, mas impresso. Da equipe anterior somente restaram eu e o incansável Pôla Pinto. Juntou-se a nós Jocélio Pinto. E voltamos a acalentar um antigo sonho. As dificuldades, porém, parecem ser irmãs siamesas do tempo. Caminham com ele. E novamente nos fizeram parar de publicar O MESSIENSE.

Eis que agora, todavia, essa ferramenta do tal mundo globalizado - a internet - nos permite voltar a publicar O MESSIENSE. Já não precisamos, agora, recorrer à generosidade do diretor de uma escola, para nos ceder a máquina de escrever ou o papel do jornal. Já não precisamos contar com a paciência do dono da gráfica, que vez por outra fazia "vista grossa" para eventual atraso no pagamento da impressão. Precisamos pagar, apenas, o valor mensal do provedor da internet e a manutenção do micro, para voltarmos a fazer de um sonho antigo, de novo, uma doce realidade.

De forma proposital, preferimos não dar ao Blog outro nome que não fosse este: O MESSIENSE. O amor à terra e ao seu povo, o resgate de um sonho e a certeza de que seremos lidos e compreendidos, assim impõem. Então, por favor, fiquem à vontade para acessar e comentar. E desde já avisamos que o debate será o foco principal de nossas postagens, para as quais sempre se aceitará comentários, contrários ou favoráveis, desde, porém, que estejam identificados os seus donos e que não haja ofensa a quem quer que seja.

Então, vamos ao trabalho.

Alcimar Antônio de Souza.

(O texto foi postado em 08 de outubro de 2008, no endereço antigo de O MESSIENSE: www.omessiense.zip.net).

O novo Blog O MESSIENSE

Por problemas técnicos e também pela necessidade de melhorar O MESSIENSE, o Blog mudou a sua plataforma de atuação. Deixou o espaço concedido pela BOL para passar a ser editado e publicado na plataforma BLOGGER.

No Blog antigo, foram 63.991 acessos, de 08 de outubro de 2008 até 10 de fevereiro de 2013.

Agora, O MESSIENSE estará melhor e mais amplo, pois além das postagens diárias, o Blog traz informações sobre o Município de Messias Targino, fotografias dos Municípios de Messias Targino e Patu e várias outras novidades.

Buscou-se imprimir à página uma face mais leve e mais atrativa; ao webleitor, o objetivo foi proporcionar maior qualidade e variedade de informações e opiniões.

Alcimar Antonio de Souza (editor e responsável por O MESSIENSE)


Nenhum comentário: