quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Religiosidade

Com oração matinal e café comunitário, Festa de Nossa Senhora das Graças chega ao sexto dia

Em Messias Targino, a comunidade segue louvando e agradecendo a Deus e festejando a Mãe de Jesus Cristo, Maria. Prossegue a Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Município.

Às 4 horas e 30 minutos, houve Alvorada Festiva. Logo em seguida, às 5 horas, houve a apresentação de Banda de Música e, às 5 horas e 30 minutos, foi cantado e rezado o Ofício de Nossa Senhora, uma das mais antigas tradições da Igreja Católica.

Às 6 horas, a comunidade cristã-católica se confraternizou num grande Café Compartilhado. Mais que o alimento para o corpo, o ato teve enorme significado social e comunitário, que foi o de reunir fraternalmente centenas de pessoas num grande momento de compartilhamento.

À noite, a partir das 19 horas, a Capela de Nossa Senhora das Graças voltará a receber a sua gente para mais uma noite de novena, que será dedicada especialmente ao Cartório Extrajudicial do Município, ao Banco Bradesco, à Empresa Brasileira de Correios, aos Grupos de Jovens e aos moradores das Ruas Tomaz Manoel de Almeida e Manoel Fernandes Jales.

A celebração da noite será presidida por padre Américo Leite, administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Patu.

Depois da novena, o povo assistirá a apresentações culturais, dentro da programação sócio-cultural da Festa. Nesta quarta-feira, 27, a principal atração musical da noite será Kauê e Jurandir Azevedo e Forrozão Sentinela.

Data importante

27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Esta quarta-feira, 27 de novembro, é especial em todo o País. É o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma das doenças que mais matam em todo o mundo.

Para alguns do povo, a cura até existiria, ou estaria próxima de ser anunciada, mas os grandes laboratórios que fabricam medicamentos para o combate à doença e que lucram bastante com o sofrimento de milhões de pessoas que fazem o tratamento contra o câncer, não permitiriam que a cura desse mal fosse anunciada. Verdade ou falácia, tem lógica.

Já quanto às causas, muitos acreditam que o surgimento da doença tem a ver com a qualidade dos alimentos consumidos pela chamada sociedade moderna, que tende a fugir de alimentos mais saudáveis para optar por alimentos mais gordurosos e, principalmente, industrializados. Entre estes, os enlatados seriam os maiores vilões.

Para os médicos, a descoberta precoce da doença ainda é a grande arma para a obtenção da cura. E isto só acontecerá se a sociedade se conscientizar que exames específicos devem ser realizados com certa periodicidade.

No Rio Grande do Norte, a Liga Contra o Câncer, em Natal, e o Centro de Oncologia, em Mossoró, são as principais unidades de referência no tratamento da doença.

Diariamente, pacientes de todas as partes do Estado se dirigem a estas duas unidades, na busca de auxílio para o tratamento adequado.

Depois do "Outubro Rosa", uma campanha de combate ao câncer de mama, está chegando ao fim o "Novembro Azul", uma ampla campanha nacional de combate ao câncer de próstata.