quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Data importante

27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Esta quarta-feira, 27 de novembro, é especial em todo o País. É o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma das doenças que mais matam em todo o mundo.

Para alguns do povo, a cura até existiria, ou estaria próxima de ser anunciada, mas os grandes laboratórios que fabricam medicamentos para o combate à doença e que lucram bastante com o sofrimento de milhões de pessoas que fazem o tratamento contra o câncer, não permitiriam que a cura desse mal fosse anunciada. Verdade ou falácia, tem lógica.

Já quanto às causas, muitos acreditam que o surgimento da doença tem a ver com a qualidade dos alimentos consumidos pela chamada sociedade moderna, que tende a fugir de alimentos mais saudáveis para optar por alimentos mais gordurosos e, principalmente, industrializados. Entre estes, os enlatados seriam os maiores vilões.

Para os médicos, a descoberta precoce da doença ainda é a grande arma para a obtenção da cura. E isto só acontecerá se a sociedade se conscientizar que exames específicos devem ser realizados com certa periodicidade.

No Rio Grande do Norte, a Liga Contra o Câncer, em Natal, e o Centro de Oncologia, em Mossoró, são as principais unidades de referência no tratamento da doença.

Diariamente, pacientes de todas as partes do Estado se dirigem a estas duas unidades, na busca de auxílio para o tratamento adequado.

Depois do "Outubro Rosa", uma campanha de combate ao câncer de mama, está chegando ao fim o "Novembro Azul", uma ampla campanha nacional de combate ao câncer de próstata.

Nenhum comentário: