segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Patu e Messias Targino

Uso do capacete passa a ser exigido neste dia 1º de outubro

Por determinação do juiz de Direito Valdir Flávio Lobo Maia, em substituição legal na Comarca de Patu, a partir deste dia 1º de outubro (terça-feira) passará a ser exigido o uso de capacete por motociclistas e caronas de motociclistas no âmbito da Comarca patuense, que compreende os Municípios de Patu e Messias Targino.

A obrigatoriedade do uso deste equipamento, que tem previsão no Código de Trânsito Brasileiro, ainda é inobservada na imensa maioria dos Municípios brasileiros de menor porte.

Uma das justificativas para o não-uso do capacete por quem anda de motocicleta é o temor de aumento do número de assaltos.

No entanto, a partir desta terça-feira (1º de outubro), quem for usar motocicleta nos Municípios de Patu e Messias Targino terá que usar a proteção.

Comprovadamente, o capacete salva muitas vidas.

O magistrado da Comarca determinou à Companhia de Polícia Militar (CPM) de Patu, que integra o Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Norte (7º BPM/RN), que tem sede em Pau dos Ferros, que faça a fiscalização para o cumprimento dessa norma de trânsito.

Fala-se que o comando do 7º BPM mandará a Patu ao menos um policial militar lotado no Pelotão de Trânsito - PELTRAN sediado em Pau dos Ferros, para se juntar à PM local a fim de realizar a fiscalização quanto ao uso do capacete.

Na semana passada o juiz Valdir Flávio concedeu entrevista à Rádio Educadora Patuense (87,9 FM), explicando detalhes da medida.

Em breve, ele estará concedendo entrevista à Rádio Juventude FM (87,9), de Messias Targino, para também falar à comunidade messiense sobre a obrigatoriedade do uso do capacete por motociclistas.

Município tem lei de prevenção

Também situado no Oeste do Rio Grande do Norte, mas já muito próximo ao Vale do Assu, o Município de Paraú aprovou uma lei que busca prevenir assaltos em razão do uso de capacete por motociclistas.

Por lá, segundo a lei municipal que trata da matéria, quem chega de motocicleta a qualquer estabelecimento comercial, deve imediatamente tirar o capacete tão logo pare a motocicleta.

Se a medida será eficiente ou não na prevenção de assaltos, as estatísticas futuras o dirão.

Comércio vende muitos capacetes

Com o anúncio da obrigatoridade do uso de capacete nos Municípios de Patu e Messias Targino, o comércio passou a vender em grandes quantidades esse item obrigatório para motociclistas.

De uma hora para outra muita gente foi às compras e adquiriu o seu capacete, o que mostra que a população dos dois Municípios, em sua maioria, sequer tinha em casa um capacete, ao menos para trajetos mais longos em cima de uma moto.