quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Registro

O prazer de receber um amigo

Alcimar Antônio de Souza

Foto de Alcimar Antonio Souza.

Hoje tive o prazer de receber no meu local de trabalho o sindicalista, ex-vereador e agora vice prefeito de Messias Targino, Pôla Pinto, um amigo dos tempos da Rua Valmir Targino. A conversa, como sempre, muito boa e muito ampla.

Com Pôla dividi alguns arroubos e rebeldia de uma juventude que não se inquietava ante desmandos e questões diversas. Num período em que o mundo não falava de internet e os poucos veículos de comunicação geralmente não faziam ecoar todas as questões sociais relevantes, juntamo-nos com outros jovens no quase artesanal jornal O Messiense, que nos rendeu algumas ameaças veladas e um dia inteiro escondido de certa autoridade só porque noticiamos certa vez que faltava merenda escolar numa unidade de ensino.

Em 1989 nos juntamos a outros idealistas e andamos todas as casas de Messias Targino pedindo o voto para Lula, então candidato a presidente da República. Noutras tantas vezes, levados pelo romantismo das idéias progressistas e pela rebeldia político-ideológica que nos marcava, estivemos juntos em praça pública, com mensagens de contrariedade a regimes políticos conservadores e arcaicos.

Depois fui tentar uma profissão e acabei me afastando de qualquer militância. Vieram os compromissos naturais da vida e a defesa direta pelo pão nosso de cada dia. Mas Pôla transformou seu entusiasmo da juventude em combustão para uma carreira política admirável.

Sem sobrenome pomposo e sem as estruturas de grupos e políticos tradicionais, tranformou-se numa respeitada liderança dos movimentos sociais, foi vereador de vários mandatos seguidos, presidente da Câmara Municipal messiense e agora é vice-prefeito de uma terra em prol da qual sempre levantou a voz, muitas vezes tendo a minha voz ao lado da sua.

Faço o registro por dever de justica e pela alegria de receber um amigo de infância cujas origens se confundem com as minhas.

Pôla de Edite de Nejo, como também é conhecido, é um vencedor na difícil tarefa de fazer política com compromisso e seriedade. E para os especuladores de plantão, disse que continua ao lado do prefeito Arthur Targino. Em trabalho afinado, disse-me que conseguiram agora junto ao governo do Estado mais de vinte poços tubulares.

Disse-me outras coisas e projeções da politica municipal. Mas estas devem permanecer em sigilo, como coisa de amigo. E, como diria Carlos Santos, não vou contar, por mais que eu queira.