sexta-feira, 5 de abril de 2013

Patu

BB suspendeu serviços no autoatendimento para a instalação de cabines nos terminais eletrônicos

Depois das 13 horas da última quinta-feira (4 de abril) e por toda esta sexta-feira (5 de abril), a agência do Banco do Brasil de Patu suspendeu todos os serviços nos terminais eletrônicos de autoatendimento.

Nesse período, o Banco do Brasil colocou nos terminais cabines que darão mais privacidade aos usuários dos referidos terminais, a exemplo do que já tinha sido feito, por exemplo, a agência do BB de Umarizal, conforme divulgado no Blog (clique aqui).

A medida objetiva inibir a ação de meliantes que praticam o crime conhecido como "saidinha de banco", em que um membro da quadrilha fica monitorando o movimento no interior da agência para passar informações a colegas que aguardam do lado de fora, que atacam a vítima indicada por quem age lá dentro.

Por causa da ausência de funcionamento dos terminais eletrônicos de autoatendimento, os clientes que não quiseram enfrentar o demorado atendimento dos caixas convencionais realizado no interior da agência do BB de Patu - onde se passa horas para ser atendido -, buscaram os serviços do Banco Postal, prestados através dos Correios.

Com isso, a agência dos Correios de Patu ficou lotada de pessoas à procura de serviços bancários na tarde da última quinta-feira (4) e durante toda esta sexta-feira (5).

A expectativa é que, a partir desta segunda-feira, 8 de abril, a situação volte à normalidade nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil de Patu, agora com um pouco mais de segurança.

Mossoró

Azul Linhas Aéreas vai operar na cidade

O gerente de relações institucionais da empresa Azul Linhas Aéreas, Ronaldo da Silva Veras, esteve ontem pela manhã em Mossoró, visitando o Aeroporto Dix-sept Rosado. A vistoria serviu de análise para a possível retomada dos voos comerciais na cidade, através da empresa.

A vistoria foi acompanhada pelo secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Segundo Paula, pelo representante da Infraero em Mossoró, José Wilson e pelo comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros Major Franklin, entre outros. “A Azul tem braço forte na malha aeroviária nacional”, disse Renato Fernandes.

O secretário de Turismo destacou que foi apresentado um plano, mostrando a atual situação do Aeroporto Dix-sept Rosado. “O major Franklin esteve presente e destacou que precisam trabalhar a questão do combate a incêndio. No mais, temos uma pista boa, de dois mil metros de cumprimento por 30 metros de largura”, continuou.

A Azul deve operar em Mossoró, ainda sem data marcada, com a aeronave ATR 72, que tem capacidade para 68 passageiros. “Atende aos interesses de Mossoró e ainda tem conexão com outros aeroportos do Brasil”, acrescentou Renato Fernandes.

Ronaldo Veras afirmou que o aeroporto mostra características de um local que não estava sendo utilizado e que as adequações devem ser feitas baseando-se nisso. “A vontade que vemos das pessoas daqui em fazer nos traz boa perspectiva. Existe interesse em operar em Mossoró. Não temos datas ainda, mas vamos operar aqui”, destacou o gerente de relações institucionais da empresa Azul Linhas Aéreas.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo Paula, lembrou que Mossoró precisa dessa ligação aeroviária. “O mais importante é que o interesse é mútuo e nós nos propomos a fazer essa ligação e somar nas ações que forem necessárias”, disse.

Renato Fernandes lembrou que existe o gargalo da estrutura do aeroporto. “Ele está cercado por tela em mais de 60%, mas ainda tem arame e isso é perigoso, nós sabemos que deve haver a substituição. Hoje (ontem) nós ouvimos as necessidades e vamos levar essas demandas para o Governo do Estado e para a secretária Kátia Pinto. A estrutura tem que ser readequada, modernizada, com lanchonete, segurança”, afirmou.

Renato Fernandes disse ainda que o aeroporto de Mossoró conta com 14 bombeiros treinados para operar em um aeroporto. “Precisamos treinar mais. Temos uma viatura adequada ao AP-2, mas queremos trazer a adequação do AP-3, para que possamos trazer uma aeronave ATR”, disse.

Renato Fernandes destacou também que participou na semana passada de uma reunião com secretários de turismo de todos os Estados do Nordeste com a Colt Aviation, uma das maiores operadoras de táxi aéreo do país, que tem proposta de ampliar seu raio de ação neste ano. A empresa, segundo o secretário, pretende estar presente em 20 aeroportos nos 9 Estados nordestinos. “Nós fomos procurados pela Colt que quer entrar na aviação regional”, disse.

Segundo ele, a reunião foi na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). “A empresa mostrou proposta de trabalhar com a aeronave ATR 72. A própria Sudene se dispôs a financiar”, concluiu Renato Fernandes.

Fonte: www.gazetadooeste.com.br