sábado, 29 de agosto de 2015

Música pra relaxar

Faltando um pedaço

Djavan

O amor é um grande laço
Um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Como a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha,
De filha

O amor é como um raio
Galopando em desafio
Abre fendas, cobre vales
Revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro
Se perderá no caminho
Na pureza de um limão
Ou na solidão do espinho

O amor e a agonia
Cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio
O cio vence o cansaço
E o coração de quem ama
Fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando
Que nem o meu nos seus braços





AAS

Ganância que mata

Raimundo Rodrigues foi mais uma vítima de um sistema cruel e desumano

No Brasil, a ganância de latifundiários e pessoas que ainda pensam ser senhores de feudos continua apertando o gatilho que mata lideranças sindicais, ambientalistas e pessoas que, de uma forma ou de outra, dedicam-se à luta por reforma agrária, por desenvolvimento sustentável, por respeito ao meio ambiente e por mais justiça social.

A vítima mais recente foi Raimundo Rodrigues, conselheiro na Reserva Biológica (Rebio) Gurupi, no Maranhão. Raimundo e a esposa Maria da Conceição Chaves foram vítimas de emboscada, no último dia 25 de agosto, em Bom Jardim, no Maranhão.

Rodrigues não resistiu aos ferimentos causados por projéteis de arma de fogo e veio a óbito, enquanto Maria da Conceição está internada em estado grave no Hospital Municipal de Açailândia.

Raimundo Rodrigues era ligado ao Instituto Chico Mendes de Biologia (ICMBio) e já havia denunciado que estava sofrendo ameaças.

O fato, que está sendo investigado pela Polícia Federal em razão da vinculação da vítima a uma reserva ambiental protegida pela União, novamente mostrou que o Brasil não evoluiu quando se trata de resolver os conflitos pela terra e pelo meio ambiente, recebendo enorme repercussão na mídia.

Chico Mendes foi mártir e serve de exemplo até hoje

No dia 22 de agosto de 1988 o Brasil perdeu Chico Mendes, líder sindical, comunitário e ambientalista que mostrou ao seu País e ao mundo a importância de se respeitar a natureza e o homem na luta pela sobrevivência. Foi covardemente assassinado por pistoleiros a mando de pessoa que não concordava com os ideais de Mendes.

A pequena cidade de Xapuri, no Acre, terra de Chico Mendes, ganhou notoriedade mundial a partir da morte de seu filho mais ilustre.

A morte de Chico Mendes foi marco divisor nas políticas de proteção ao meio ambiente e reforma agrária, inspirando fortemente autoridades, a sociedade civilmente organizada e lideranças do campo de um modo geral.

O Instituto Chico Mendes é prova de que esse acreano deixou nessa terra uma semente muito bem fincada.

A paraibana Margarida foi outra liderança assassinada

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Município localizado no sertão da Paraíba, Margarida Maria Alves foi outra vítima da intolerância de quem se acha acima da Lei.

No dia 12 de agosto de 2013 o estampido das armas silenciou a paraibana Margarida Maria Alves, que preferiu pagar com a própria vida a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores rurais mais humildes a recuar diante das ameaças que antecederam sua morte.

Em homenagem à lider Margarida Maria Alves, todos os anos milhares de mulheres saem em marcha, até Brasília, onde reivindicam direitos e garantias. São trabalhadoras rurais, líderes sindicais, indígenas, quilombolas e ambientalistas, que levam faixas, cartazes e palavras de ordem.

A Marcha das Margaridas é uma homenagem à agricultora Margarida Maria Alves, mas é também um grande movimento de luta por direitos e por respeito à democracia.

Em 2015, a Marcha das Margaridas partiu da cidade de Campina Grande, segunda maior cidade do Estado da Paraíba e uma das mais belas do Brasil, como bela foi a luta enfrentada por Margarida durante toda uma vida.