segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mossoró

"Ursos" já estão nas ruas em prévias de carnaval

A cena é antiga e mais uma vez se repete em Mossoró. Nessa época do ano, quando falta cerca de um mês para o início do período oficial da festa de carnaval, jovens vestidos de ursos e com outras fantasias similares saem às ruas da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, acompanhados por charangas desafinadas e por outros jovens que pulam e gritam desordenadamente.

Em meio a uma folia sem ritmo, os "carnavalescos" aproveitam para pedir uns trocados a quem está nas ruas por onde eles passam. Nem todos os grupos fazem isso, mas a maioria, sim.

Trata-se de uma tradicional prévia do carnaval de Mossoró, que há muitos anos não tem uma festa de carnaval de verdade.

Em tempos de crise econômica, é provável que essa rapaziada.seja de fato uma das poucas atividades do carnaval de Mossoró, que também costuma ter o Carnajuca (carnaval dos frequentadores do Juca´s Bar) e o Carnabuco (festa realizada na quarta-feira de cinzas na Rua Joaquim Nabuco, no Bairro Alto da Conceição).

Para um Município que se orgulha de respirar cultura e que tenta de todo modo se firmar como roteiro turístico, não realizar a maior festa popular do País parece ser um contrassenso.

Isso, porém, não interessa à classe média-alta mossoroense, que prefere os alpendres e as areias do Município-praia de Tibau no período momesco.