quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quaresma e Campanha da Fraternidade

Igreja Católica inicia o tempo litúrgico da Quaresma

Neste dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, tem início para os fiéis cristãos-católicos o período da Quaresma, de preparação para os atos da Semana Santa.

Para a Igreja Católica, a Quaresma, tempo litúrgico de quarenta dias, é marcado pelo chamado à conversão, ao jejum e à penitência.

Na sede da Diocese de Santa Luzia, em Mossoró, e em todas as paróquias da Diocese, haverá missas e celebrações alusivas ao início do período quaresmal.

Igreja dá início a mais uma Campanha da Fraternidade

Todos os anos, a Igreja Católica lança, na Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade, que sempre traz à discussão um tema social relevante. A CF é um instrumento de preocupação da Igreja diante dos problemas que mais afligem o povo brasileiro.

De responsabilidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a Campanha da Fraternidade tem sido importante para o despertar de temas que nem sempre são lembrados por autoridades e também pelo povo.

Neste ano, o tema é "Casa Comum, Nossa Responsabilidade", e o lema é "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca".

A Campanha da Fraternidade 2016 tem como foco o saneamento básico, o desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida.

Dados divulgados pelo CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico.

“O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade novamente será ecumênica, pois contará com a participação de fiéis não-católicos.

A abertura oficial da campanha ocorreu nesta Quarta-feira de Cinzas, às 10 horas e 30 minutos, na sede da CNBB, em Brasília, em cerimônia transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e de televisão.

A cerimônia será presidida pelo bispo da Igreja Anglicana do Brasil e presidente do Conic, dom Flávio Irala. Participam ainda diversas autoridades religiosas e civis, como o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, e autoridades do Governo.

A primeira Campanha da Fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema "Dignidade Humana e Paz" e lo ema "Novo milênio sem exclusões". A segunda ocorreu em 2005, e teve como tema "Solidariedade e Paz" e lema "Felizes os que promovem a paz".

A Campanha de 2010, também ecumênica, tratou de "Economia e Vida", a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

O texto tem informações do portal da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e do portal da Agência Brasil.