sábado, 2 de março de 2013

Direito e Cidadania

Falta de segurança faz do Correios uma das vítimas preferidas de assaltantes

Em virtude do descaso do Poder Público no tocante ao serviço de segurança pública, a violência está cada dia mais presente na vida do povo brasileiro, não sendo diferente no Rio Grande do Norte, onde a situação parece ainda mais crítica do que em alguns outros lugares.

Nesse cenário de quase guerra civil, além do cidadão individualmente, uma empresa tem sido a preferida pelos assaltantes: é a Empresa Brasileira de Correios.

Quem costuma ler jornais blogs e portais de notícias, assistir a programas de televisão ou ouvir o rádio, quase que diariamente se depara com a informação de que uma agência do Correios foi assaltada no Rio Grande do Norte, e também nos vizinhos Estados da Paraíba e do Ceará, para não se ir mais longe.

Fato é que o Correio até há alguns anos atrás tinha como única atividade ou atividade principal a de entrega de correspondências.

Todavia, com a globalização acelerada e o desejo capitalista da empresa de aumentar as suas receitas, o Correios passou a funcionar como correspondente bancário, ponto de recebimento de contas diversas e passou a realizar também outras atividades.

Tudo isso levou o Correios a movimentar grandes somas de dinheiro, o que sempre atrai a atenção de assaltantes.

A onda geral de violência, em que os índices divulgados oficialmente só aumentam, já seria um outro estímulo natural aos que gostam de "pegar no alheio", como se diz por aqui.

Mas, outro fator também contribui para que o Correios se torne uma das vítimas preferidas de assaltantes, ficando atrás certamente de bancos convencionais e empresas de guarda e transporte de valores. É que, se diversificou seus serviços para aumentar as suas receitas, a Empresa Brasileira de Correios não cuidou de melhorar a sua segurança interna. Quer ganhar mais gastando menos.

Em praticamente todas as agências do Correios, no máximo existem câmeras que registram a ação dos assaltantes e, vez por outra, permitem a identificação destes.

Mas, portas giratórias (como se tem nos bancos convencionais) e vigilantes armados, por exemplo, já não existem na quase totalidade das agências da Empresa de Correios.

Consumado o ato (assalto), a investigação fica a cargo da Polícia Federal, em razão de ser a Empresa de Correios uma estatal de capital federal. A PF, porém, tem pouco efetivo e está presente em poucos Municípios do Rio Grande do Norte.

É claro que todas as ferramentas de prevenção e segurança, se existissem nas agências do Correio, não eliminariam por completo o risco de assalto às suas agências. Porém, com mais itens de segurança, os assaltantes iriam pensar mais vezes antes de realizaram suas ações delitivas.

Do jeito que está, é quase como se tirar doce de criança.

E, o pior, é que o cidadão comum, que está na fila de atendimento de uma agência do Correios, pode também ser vítima da ação de bandidos que cada vez mais compreendem que assaltar a empresa é como mandar uma carta: simples assim.

Devagar e sempre

Blog continua sendo formatado

Quando se muda de casa, a arrumação completa sempre demora alguns dias. Quando o endereço mudado é o de um Blog, a casa, para ficar totalmente arrumada, leva até algumas semanas.

Uma das ferramentas que O MESSIENSE faz questão de manter para facilitar a navegação dos seus leitores é a lista de portais e blogs, que sempre disponibiliza ao lado das suas postagens.

Se já havia a intenção de fazer isto desde o endereço antigo (www.omessiense.zip.net), este desejo prossegue existindo no novo endereço e até aumenta em razão de comentários de alguns leitores, feitos junto ao editor, tipo "gosto de começar lendo O MESSIENSE e daí acessar outras páginas", ou algo parecido.

Esse trabalho de colocação de outros links na coluna ao lado das postagens é feito quando o Blog vai sendo atualizado, e, pela inconstância da velocidade da internet, nem sempre é tão simples como deveria ser.

Atualmente, no novo endereço, O MESSIENSE já disponibiliza o acesso "simplificado" a alguns portais e jornais eletrônicos e a outros blogs.

Mas, ainda há muitos endereços a serem disponibilizados em links ao lado, para o acesso a outras páginas da grande rede via O MESSIENSE.

Então, com paciência, chegaremos lá.