sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Fique atento

Horário de verão começa de sábado para domingo

Na passagem de sábado (19 de outubro) para domingo (20 de outubro), ou, quando o relógio marcar meia-noite, ou zero hora deste domingo (20), seus ponteiros serão adiantados em uma hora no Distrito Federal e nos Estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do País. É o horário brasileiro de verão, que vigorará até o dia 16 de fevereiro de 2014.

Neste ano ficarão de fora, além dos Estados da região Nordeste, os Estados da região Norte.

Para o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, a estimativa é que a edição 2013/2014 do horário de verão gere para o País uma economia de quatrocentos milhões de reais.

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional - SIN, sob a fiscalização e a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Embora fiquem de fora do horário de verão, os moradores das regiões Nordeste e Norte ficarão atrelados ao horário oficial de Brasil (horário de verão) em muitas atividades do dia a dia. Bancos e agências dos Correios, por exemplo, funcionarão pelo horário de verão.

Como a imensa maioria das programações de televisão é gerada a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo, tais programações também chegarão ao Norte e ao Nordeste no horário de verão.

Mossoró

Mossoró ganhará o sinal da TV Metropolitano

Em Mossoró já existem a TV Mossoró, emissora da Rede Gênesis, que funciona em canal aberto, e a TCM - TV Cabo Mossoró, que funciona no sistema de televisão paga, com sinal via cabo de fibra ótica.

Cidade com muitas emissoras de rádios e vários jornais, Mossoró sempre foi um espaço propício para o desenvolvimento de veículos de comunicação, apesar da crise que, segundo dizem, afeta perenemente o setor.

Do Rio Grande do Norte, várias emissoras de TV reproduzem seus sinais em Mossoró, como são os casos da InterTV Cabugi (afiliada da Rede Globo), da TV Ponta Negra (afiliada do SBT) e da TV Tropical (afiliada da Rede Record).

Nesse cenário, mais um sinal de televisão chegará à Terra de Santa Luzia. A partir do dia 15 de novembro, os mossoroenses poderão assistir à programação da TV Metropolitano, que será veiculada através do canal 25 da TV Cabo Mossoró, a TCM.

Segundo o jornalista patuense Gutemberg Moura, radicado em Mossoró há muitos anos, a nova emissora de TV, situada na Grande Natal, pertence ao também jornalista patuense Roberto Costa Lima.

Roberto é proprietário do Jornal Metropolitano, atualmente com circulação na região da Grande Natal.

Veja também a matéria no Blog de Gutemberg Moura (clique aqui).