sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ação parlamentar

Deputado busca melhorias para a sua terra

Filho de Patu e com expressiva votação neste Município nos dois últimos pleitos, o deputado estadual Gilson Moura (PV), que é aliado do grupo liderado pela prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira e pelo médico e ex-prefeito Ednardo Benigno de Moura, tem buscado algumas melhorias o Município através da sua ação parlamentar.

Quando, no mês de fevereiro de 2013, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte pretendeu tirar Patu da lista dos Municípios beneficiados com mais um ônibus escolar, Gilson Moura trabalhou nos bastidores e conseguiu reverter a situação, e Patu conseguiu mais um ônibus escolar (clique aqui).

Recentemente, o deputado do Partido Verde conseguiu junto ao Governo do Estado uma das novas viaturas que chegaram para uso pela Companhia de Policia Militar (CPM) de Patu (clique aqui), melhorando assim as condições de trabalho da Polícia Militar em Patu e nos muitos Municípios oestanos que estão na circunscrição da CPM de Patu.

Segundo o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Patu, Mignum Batista de Andrade, quando de sua visita à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - SEJUC no finalzinho do mês de abril, ele recebeu o apoio do deputado Gilson Moura para a aquisição de uma viatura para o Presídio Provisório de Patu, que até então não dispunha de qualquer veículo.

Mignum informou ao Blog que já estava na sede da SEJUC fazendo o pleito de uma viatura para o Centro de Detenção Provisória quando chegou à SEJUC o deputado Gilson Moura, que reforçou o pedido por um veículo novo para servir ao CDP patuense.

Na ocasião, o titular da Secretaria da Justiça e da Cidadania entregou apenas um veículo tipo Meriva, seminovo, para o CDP de Patu, mas teria se comprometido com o diretor Mignum e com o deputado Gilson em ceder à unidade prisional um veículo novo.

Outra ação de Gilson Moura em favor de Patu é a de reconstrução da Praça Santa Terezinha, localizada no Bairro de Santa Terezinha (Bairro da Capela). Neste sentido, Gilson conseguiu inserir no Orçamento Geral do Estado do Rio Grande do Norte, via emenda parlamentar, a previsão de recursos para a realização da obra.

O problema é que o Governo do Estado até agora não liberou a verba orçamentária necessária à reconstrução da Praça do Bairro da Capela, apesar dos requerimentos do deputado do PV para que a emenda orçamentária vire realidade.

Deputado se posiciona contra a construção de uma nova unidade prisional

Segundo Mignum Batista de Andrade, diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Patu, a Secretaria da Justiça e da Cidadania - SEJUC do Rio Grande do Norte pretendia construir em Patu uma nova unidade presidiária.

A unidade prisional seria edificada ao lado do atual Centro de Detenção Provisória, que funciona num anexo à Sétima Delegacia Regional de Polícia Civil (7ª DRPC), nas proximidades da Companhia de Policia Militar (CPM) de Patu.

A intenção da SEJUC seria construir um novo presídio provisório com capacidade para oitenta detentos.

No entanto, segundo Mignum, o deputado estadual Gilson Moura (PV), presente à Secretaria da Justiça e da Cidadania, disse ser contra a construção desta unidade carcerária na cidade de Patu, dizendo que não que isto para a sua cidade.

Tradição e fé

Igreja Católica celebra o mês mariano

Chegou o mês de maio e com ele está de volta uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, que dedica o mês a Maria, a mãe de Jesus Cristo.

Na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que compreende os Municípios de Patu e Messias Targino, as celebrações religiosas acontecem todas as  noites.

Seja na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de Patu, seja na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Messias Targino, as manifestações de fé se repetem.

O mesmo acontece em outras comunidades católicas da região Oeste, que mantêm viva a tradição dos fiéis cristãos-católicos de celebrarem durante todo o mês.

Também durante todas as noites as celebrações ficam a cargo de grupos sociais e religiosos específicos, mas com a participação das respectivas comunidades.