quarta-feira, 19 de março de 2014

Fé e Ciência

Chove no sertão no Dia de São José

Já é madrugada do dia 19 de março (quarta-feira) quando da redação desta postagem. Para a Igreja Católica, é Dia de São José.

E, já no dia 19 de março, chove na região, como tem acontecido nos últimos dias, inclusive na véspera do dia dedicado ao Santo.

Para a Ciência, as chuvas no sertão nordestino brasileiro no dia 19 de março são até comuns. Para os cientistas, o equinócio, que acontece no dia 21 de março, seria o fenômeno responsável pelas águas que, nesse período, costumam cair nas terras semiáridas do sertão do Nordeste.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, e definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

Mas, para o sertanejo nordestino, que carrega consigo a fé em Deus, as chuvas no dia 19 de março, ou um pouco antes ou um pouco depois dele, são decorrentes da graça de Deus por intercessão de José, o nazareno que foi marido de Maria e, junto com esta, cuidou de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento da Bíblia.

Descendente da casa real de Davi, José é tido como santo pela Igreja Ortodoxa, pela Igreja Anglicana e pela Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A Liturgia Luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor".

Operário, José é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores". Pela fidelidade a sua esposa e pela dedicação paternal a Jesus, é intitulado de "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

A crença e a fé do sertanejo dizem que, quando chove no Dia de São José, o primeiro semestre do ano será de boas chuvas no sertão do Nordeste. A experiência popular tem apontado para isso.