sexta-feira, 2 de maio de 2014

Opinião

Coluna Prosa & Verso, do jornalista Crispiniano Neto, destaca eleição de Mossoró e política nacional

Perigo de anulação
Tenho ficado silente, além da conta, neste pleito suplementar de Mossoró, por razões mais que óbvias. Mas, como jornalista não posso me furtar a emitir uma opinião que não vejo nenhum colega fazer. É que a tranqüilidade que emerge em meio à serenidade aparente das águas paradas deste pleito suplementar, pelo fato de ninguém haver pedido a suspensão da eleição, não é, como muitos pensam, motivo de tranqüilidade quanto à validade do pleito. Alerto que ele pode acontecer e ainda assim não ter validade, como aconteceu com o pleito de 2012 na vizinha Serra do Mel, 34.ª Zona Eleitoral de Mossoró. Aprendi naquele doloroso embate que há três formas de anular votos. 1. Por decisão do eleitor; 2. Por erro no ato de votar; e 3. Por decisão da Justiça. Portanto, a cassação da candidatura de Cláudia Regina, em caráter definitivo, e a cassação da candidatura de Larissa Rosado, ainda que sob questionamentos, torna o pleito suplementar de Mossoró juridicamente inseguro. Se os eleitores de Cláudia resolverem anular seu voto por livre e espontânea vontade, como deixa transparecer nas redes sociais, e a cassação de Larissa se efetivar, corre-se um sério risco da invalidação do pleito, pois neste caso seus votos serão contabilizados matematicamente, mas não serão validados, como aconteceu com os votos de Manuel Cândido, do PT, na eleição de 2012, na Serra do Mel. Votos que foram anulados pelo juiz eleitoral, visto que a candidatura não estava oficiliazada e o candidato concorreu sub judice e perdeu depois nas instâncias superiores. Serão nulos de pleno de direito. Como a adversária de Manuel Cândido, dona Lúcia Bezerra, do PMDB, não obteve 50% dos votos válidos, mais um, a eleição foi anulada, pois para a Justiça Eleitoral os votos de Manuel, mesmo tendo sido mais de quatro mil, constavam como um redondo zero. Portanto, sem Cláudia e como perigo da cassação de Larissa se efetivar, se os eleitores de Cláudia votarem nulo, será necessário que os quatro candidatos restantes somem 50% dos votos válidos mais um. Do contrário, a eleição será anulada e Mossoró terá que se submeter a uma terceira eleição dentro do dois anos.

Monotonia
2006, 2008, 2010, 2012 e 2014: já é a quinta eleição em que a principal pauta da imprensa é o Mensalão. E o PT ganhou todas. E aumentou o número de filiados. E aumentou a sua preferência no eleitorado quando a pesquisa é sobre siglas. Os oposicionistas não entendem que precisam apresentar alguma proposta confiável. Mas não pode ser aquelas que eles deixaram de fazer quando estavam no poder.

Molecagem
Pegou mal para a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), por declarar que Dirceu recebe tratamento diferenciado em uma cela com televisão e micro-ondas, condição distinta, segundo ela, da de outros presos. O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que participou da visita da comissão enviada pela Câmara Federal para averiguar a situação, disse que ela nem chegou a entrar na cela, porque sua cadeira de rodas não permitia o acesso. Pelo jeito, a deficiência da tucana não está nas pernas, mas no caráter.

Fonte: www.crispinianoneto.blogspot.com.br

Povo em festa!

Messias Targino tem intensa programação para festejar 52 anos de emancipação política

No dia 8 de maio o Município de Messias Targino completará cinquenta e dois anos de emancipação política. Apesar das dificuldades financeiras que atingem o Município, o prefeito Arthur Targino entende que não há como passar em branco tão importante data, que muito orgulha o povo messiense.

Neste ano, a Festa de Emancipação Política de Messias Targino terá início neste dia 03 de maio, sábado. O dia será marcado por provas de ciclismo e de voleibol no Conjunto Nova Messias, incluindo-se aí o 1º Circuito de Montain Bike.



Prefeito Arthur Targino

No domingo, 04 de maio, haverá a III Cavalgada do Sertão, que sairá cedinho da Fazenda Boa Vista, após a bênção aos vaqueiros e o café da manhã, e passará pelo Sítio Pacuti (primeiro bate-sela) e pela Fazenda Cangaíra (segundo bate-sela), até chegar à cidade de Messias Targino, num percurso de 12 quilômetros.

Chegando a Messias Targino, vaqueiros e amazonas irão para o Bar-balneário Mangue Seco, onde haverá muito forró com Zé Sanfoneiro e Banda e Oscar Silva e Banda.


Praça João Jales Dantas e Igreja de Nossa Senhora das Graças, no centro

A Festa terá uma pausa nos dias 05 e 06 de maio (segunda e terça-feira) e será retomada no dia 07 de maio (quarta-feira).

No dia 07, haverá sessão solene na Câmara Municipal às 09:00 horas,  com a entrega de títulos de cidadania e de medalhas de honra ao mérito "Pelópidas Francisco Pinto".

Às 16:00 horas do dia 07 haverá um desfile cívico pelas ruas da cidade, saindo da Escola Municipal Professor Júlio Benedito, até a sede do Poder Executivo Municipal, o Palácio 8 de Maio.

No mesmo dia 07 de maio (quarta-feira), à noite, haverá o encerramento de torneios de futsal, que vêm sendo disputados no Ginásio Esportivo "Onézimo Teixeira Ribeiro".

O dia 08 de maio, quinta-feira, data do aniversário do Município, será de muitas atividades.

Junto com os primeiros raios do sol do dia 08, a Banda de Música do Município fará a tradicional Alvorada.

Logo em seguida, acontecerá a corrida "Titi Maçonila", que terá largada próximo à Fazenda de Chico da Galinha, na Rodovia BR 226.

Terminada a prova de atletismo, um bolo gigante, de cinquenta e dois metros, será servido em frente à Prefeitura de Messias Targino, num amplo e comunitário café da manhã.

A Festa será encerrada com muita música em praça pública. Na noite do dia 08 de maio, a banda Forró de Grife, o cantor Aluik Safadão e Banda e a banda Ferro na Boneca estarão se apresentando no palco da Festa.

A Festa de Emancipação Política de Messias Targino foi introduzida no calendário cultural municipal e da região Oeste do Estado pela então prefeita Shirley Ferreira Targino, no ano de 2005, primeiro ano do seu primeiro mandato de prefeita do Município.